Publicidade
Mobilização
Garimpeiros realizam manifestação em Ametista do Sul
Movimento ocorre nesta sexta-feira, 5, em frente à Coogamai
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quarta, 03 de abril de 2024 às 14:27h
Atualizado em: quarta, 03 de abril de 2024 às 14:31h

A Comissão dos Representantes dos Garimpeiros de Ametista do Sul e região de abrangência da Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai) realiza, nesta sexta-feira, 5, em frente à cooperativa, uma manifestação pelo direito da classe ao trabalho. O ato, em Ametista do Sul, ocorre a partir das 8 horas, e deve reunir trabalhadores, proprietários das minas e a comunidade em geral. 

Publicidade
Publicidade

Proibidos pelos órgãos fiscalizadores de exercerem as atividades de forma legal desde 25 de julho do ano passado, devido à interdição dos garimpos localizados na área de atuação da Coogamai, devido a irregularidades, os trabalhadores seguem, até o momento, sem voltar ao trabalho. 

Nesta semana, havia a expectativa de que houvesse a liberação para a retomada do trabalho, mas isso não ocorreu. Até agora, a proibição, que atinge mais de 150 garimpos na região e, pelo menos, 1,3 mil garimpeiros, segue em vigor, apesar de várias medidas que já foram adotadas para atender as exigências estabelecidas pelos órgãos como Exército, Ministério do Trabalho e Previdência, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RS), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e Agência Nacional de Mineração.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU