Publicidade
Saúde
Os olhos podem revelar muito sobre a sua saúde!
Por: Susi Cristo
Publicado em: quarta, 22 de maio de 2024 às 09:16h
Atualizado em: quarta, 22 de maio de 2024 às 09:20h

No horizonte vasto da saúde, existem janelas singulares que nos conectam ao mundo: os olhos. Por meio deles, testemunhamos o espetáculo da vida, absorvendo sua beleza e desafios como uma câmera fotográfica. Mais do que órgãos sensoriais, neles reside uma complexidade fascinante que revela muito sobre o nosso estado de saúde geral, fornecendo informações valiosas sobre uma variedade de condições médicas importantes.
Desde sinais óbvios até sintomas sutis, nossos olhos podem indicar problemas de saúde que vão além da visão. Por exemplo, a presença de olhos vermelhos e inflamados pode ser um sinal de alergia sazonal ou conjuntivite, mas também pode indicar uma condição mais séria, como uveíte (inflamação intraocular) ou glaucoma (aumento da pressão ocular). Da mesma forma, mudanças na visão, como visão embaçada, dupla ou perda súbita de visão, podem apontar para problemas neurológicos, como enxaqueca, inflamação do nervo óptico ou acidente vascular encefálico (AVC).
Além disso, examinar com detalhes o fundo do olho pode revelar informações cruciais sobre a saúde vascular. Alterações nos vasos sanguíneos da retina podem ser indicadores de hipertensão arterial, diabetes e outras doenças cardiovasculares. Outros sintomas como sensação de ardência, olhos secos e lacrimejantes podem ser sintomas de distúrbios reumatológicos e caracterizar a síndrome do olho seco.
Até mesmo a cor dos olhos pode oferecer pistas sobre certas condições genéticas. Por exemplo, pessoas com olhos claros têm um maior risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade (DMRI), uma doença que atinge a retina e afeta a visão central, sendo a principal causa de cegueira na terceira idade.
Em resumo, nossos olhos são poderosos indicadores da saúde como um todo. Estar atento a quaisquer mudanças na visão ou nos olhos e manter avaliações periódicas com o profissional capacitado e especializado para realizar o exame oftalmológico, o médico oftalmologista, pode ser decisivo para detectar e tratar precocemente uma variedade de condições médicas. 

Publicidade
Publicidade

Colaborou
Dra. Stéphanie Niederauer
Médica oftalmologista
Especialista em Retina Clínica
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU