Publicidade
Ruti dos Reis Pereira
“O caminho é mais importante que a chegada”
Por: Susi Cristo
Publicado em: terça, 04 de junho de 2024 às 09:35h
Atualizado em: terça, 04 de junho de 2024 às 09:53h

Com o passar dos anos, as mulheres estão cada vez mais garantindo seus espaços e ganhando força no mundo esportivo. Elas são destaque em modalidades como a natação, o vôlei, futebol, ciclismo, artes marciais. E quem também faz parte desta lista de destaques é a frederiquense Ruti dos Reis Pereira, que teve seu primeiro contato com a arte marcial aos 11 anos e não parou mais. Já são 20 anos de um amor que só cresce.
– Faço taekwondo desde os meus 11 anos. Minha mãe sempre me incentivou e minhas amigas também praticavam, comecei a praticar e também me encantei. Em junho agora faço 31 anos, então já são 20 anos na arte marcial – conta Ruti, que é formada em Direito, com especialização Direito do Trabalho, e está cursando Nutrição. 

Publicidade
Publicidade

O amor por ensinar
Além de o taekwondo ter se tornado uma paixão na vida de Ruti, ela também ensina a arte marcial na Academia Rede Mestre. “O taekwondo me proporcionou o que acredito ser mais intrínseco em mim, que é a disciplina. Por isso, o que me conquista na arte marcial é a disciplina que ela promove. Sou feliz por ter começado ainda quando criança e ter isso comigo na vida adulta e estar passando para outras pessoas”, frisa Ruti.

Disciplina
Segundo Ruti, o taekwondo enfatiza valores como respeito, disciplina, perseverança e autocontrole. A prática constante dessa arte marcial não apenas fortalece o corpo, mas também a mente, proporcionando uma maior concentração, confiança e equilíbrio emocional. “Além da defesa pessoal, o taekwondo ensina a não desistir quando encontramos obstáculos. Tanto na vida, como na prática do taekwondo, para evoluirmos temos que ter firmeza e propósito na busca de nossos objetivos. Nunca pare de aprender, treinar, você tem que estar pronto para cada situação, para a vida”, complementa a professora.
Ainda, de acordo com Ruti, na academia eles estão sempre incentivando os alunos a nunca pararem, a irem atrás dos seus objetivos. “Preparamos nossos alunos da melhor forma, desde a organização e participação de campeonatos, treinos internos. No dia 7 de julho, inclusive, no ginásio do Itapagé, em FW, teremos um torneio estadual, um grande evento, estamos preparando tudo, os alunos estão com aulas extras em preparação. Mas sempre reforçamos a eles, que o caminho é mais importante que a chegada, ensinamentos que irão utilizar dentro e fora do tatame”, destaca.


Ciclismo 
Outro esporte na vida de Ruti é o ciclismo. No ano passado, ela competiu como estreante no Campeonato Gaúcho e Noroeste, e foi atleta destaque, e neste ano iniciou como contratada pela equipe Rio do Sul. São muitas provas, como a 34ª Prova Ciclística Subida do Morro da Cruz; Provas de Ranking Nacional Ciclismo de Estrada na cidade de Chapecó, entre outras. “Treino todos os dias, tenho um professor que me passa a planilha da semana, treinos com intensidade e sem intensidade para assim evoluir. Tenho um calendário pré-determinado pela equipe em quais provas participarei durante o ano, como o Campeonato Brasileiro de Ciclismo em Palmas, Tocantins”, finaliza.
E quem quiser acompanhar os treinos e provas que a Ruti participa, pode segui-la no Instagram @rutireis_.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU