Publicidade
Dra. Letícia Piovesan Ponssoni
Sensibilidade e profissionalismo marcam uma carreira de sucesso
Com curso na Harvard University, nos EUA, e residência em Portugal, a dentista é referência em harmonização orofacial para Frederico Westphalen e região
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quinta, 06 de junho de 2024 às 10:24h
Atualizado em: sexta, 07 de junho de 2024 às 11:43h

Transformação é uma palavra que reúne força, mudança e movimento. Das brincadeiras da infância ao sonho de uma carreira profissional de sucesso, a menina que queria ser dentista deu lugar à mulher que hoje é referência em odontologia e harmonização facial em Frederico Westphalen e região. Com foco no atendimento humanizado, profissionalismo e qualificação constante, a Dra. Letícia Piovesan Ponssoni consolidou uma trajetória de ascensão no segmento e não pensa em desacelerar.

Publicidade
Publicidade

– Quando criança, adorava ir ao dentista. Se eu tinha consulta no dia seguinte, nem dormia direito na noite anterior. Lembro que a minha dentista usava um topete para o lado no cabelo, e quando minha tia imitava isso em mim, eu achava a coisa mais maravilhosa. Minha tia também é dentista, e quando eu ia lá, brincava de ser dentista, com luva e outros materiais. Sem contar que nas feiras de ciências do Colégio Sepé, onde estudei, sempre elaborava trabalhos relacionados à odontologia e incentivava meus colegas a participarem – conta a profissional.

Essa paixão a levou a cursar a faculdade de Odontologia em Passo Fundo e, desde então, nunca mais parou de estudar. “Quando estava na graduação, já fiz um curso de aplicação de toxina botulínica, para entender como funcionava e se eu gostava dessa área. Depois de formada, minha primeira especialização foi em tratamento de canal, mas vi que isso não era algo que os pacientes gostavam de fazer, então, não estava me sentindo totalmente realizada. Percebi que a harmonização facial permitia realmente transformar, para melhor, não só a autoestima, mas a vida das pessoas”, compartilha.

Curso em Harvard, nos Estados Unidos, e Residência em Portugal

A formação da Dra. Letícia é uma das melhores do mundo. Após realizar a especialização em harmonização orofacial na conceituada Odonto Partners, em São Paulo, ela fez um curso em harmonização facial na Harvard University, nos Estados Unidos, e Residência em Algarve, Portugal. Esses aperfeiçoamentos a credenciaram e a prepararam não só para realizar os procedimentos, mas também para resolver intercorrências que possam surgir durante os atendimentos, evitando problemas que nem todos os profissionais da área estão aptos a enfrentar.

Todo esse conhecimento não foi adquirido facilmente. É fruto de muita dedicação e esforço, muitas vezes deixando em segundo plano a vida pessoal para focar no trabalho. “Em 2022, fui para os Estados Unidos, para Harvard, depois para Portugal fazer a Residência, mas, fora isso, eu estava fazendo especialização, com viagens todo mês. E ainda fiz muitos cursos paralelos. Eu realmente abri mão de muita coisa. E claro que valeu a pena. Hoje, vejo que os pacientes valorizam isso, sabem que sou uma profissional que vai atrás, que busca, que está sempre se especializando. É bem difícil, estar sempre na estrada, correndo risco. Mas é algo que me engrandece na profissão”, avalia a Dra. Letícia.

Atendimento humanizado e personalizado

Em seus oito anos de profissão, muitos casos de transformação ficaram registrados na memória da profissional, nem sempre relacionados somente à harmonização facial. “Lembro de uma paciente que estava sem um dente da frente. E isso interferiu no bem-estar e na autoestima como um todo, porque ela não se cuidava mais. Na consulta posterior, depois de resolver a questão do dente, ela já chegou mais bonita, com o cabelo pintado, unha feita. Era outra mulher! E é isso que priorizo com meus pacientes, a naturalidade. Trata-se de permitir que as pessoas retornem àquele lugar em que se sentiam bem. Muitos se olham no espelho e pensam, ‘quando eu tinha 30 anos, minha pele era menos flácida, não tinha rugas, minha pele era melhor’. É aí que entra o meu trabalho”, pontua a dentista.

A sensibilidade para entender as necessidades dos pacientes é outro diferencial que torna o atendimento mais humano e totalmente personalizado. “Nunca ofereço um procedimento de harmonização, não sou invasiva. Escuto o paciente para entender o que, de fato, o incomoda, o que gostaria de melhorar, e não conduzi-lo para um tratamento que ele não quer. E é isso que faz com que muitas pessoas tenham medo da harmonização facial. Dizem, ‘tenho medo porque vou ficar com boca de pato, porque outra pessoa ficou com um resultado artificial’. É o que chamamos de desarmonização, porque acaba interferindo em nosso trabalho. Por isso, uma das minhas preocupações é ser a melhor que posso para meus pacientes”, garante.

Outro diferencial é que, na clínica, os pacientes têm acesso a uma recepção aconchegante, cardápio, bebidas, cuidado e carinho para que possam se sentir mais confortáveis, como se estivessem em casa.

Apoio fundamental

Além da clínica em Frederico Westphalen – onde gerencia uma equipe de cinco profissionais –, a Dra. Letícia Ponssoni também atende em outros municípios, como Passo Fundo, Espumoso e Planalto, e tem planos de expandir o atendimento também para Chapecó (SC). Em todo esse processo, ela conta com o apoio fundamental da família e, especialmente, do marido Belchior Frizon que, além de ser advogado e atuar no seu escritório de advocacia, auxilia na administração da clínica.

– Ter chegado onde cheguei profissionalmente hoje, atribuo à minha família e ao apoio incondicional do Belchior. Se não fosse isso, provavelmente, não teria conseguido fazer tantos cursos e nos lugares que fiz. Atualmente, toda a parte administrativa da clínica é de responsabilidade do Belchior, porque eu não daria conta. Antes queria fazer tudo, atendimento, administrativo, financeiro, mas ficou impossível. Agora, com este suporte, ter o consultório em FW facilita muito, pois moro do lado, e a cidade é pequena, mas tem tudo o que precisamos, é um lugar acolhedor, muito bom para, no futuro, criar nossos filhos – comenta a profissional.

Essa característica de povo acolhedor, Letícia também carrega consigo. “Acabo me tornando amiga dos meus pacientes. Não consigo desvincular uma coisa da outra, até porque é algo bastante íntimo para alguém confiar o seu rosto para um profissional, seus dentes, enfim, qualquer procedimento exige confiança, e a pessoa está confiando em mim”, finaliza.

Contatos

WhatsApp – (55) 9.9657-7813
Telefone – (55) 3744-2129
Instagram – @leticiaponssoni
Endereço – Av.  Arthur Milani, 540, sala 01, Centro, Frederico Westphalen
 

Fonte: Revista SET
Fotos
Vitrine do AU