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Comunicação
“Bom humor com seriedade” traz mais qualidade para o clima organizacional
Evento Conexão-Pessoas-Resultados será no dia 22 de junho, e traz reflexões sobre o processo de comunicar no mundo corporativo e nas relações interpessoais
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quarta, 12 de junho de 2024 às 12:07h
Atualizado em: quarta, 12 de junho de 2024 às 12:09h

Sabe aquela reunião de duas horas que poderia ter sido resolvida com um comunicado ou e-mail de três linhas? Pois é, esse ainda é um problema cotidiano nos ambientes de trabalho e que não serve para melhorar o processo de comunicação na empresa ou entre seus colaboradores. Os desafios de comunicar no mundo atual serão debatidos na terceira edição do evento Conexão-Pessoas-Resultados, que ocorre em Frederico Westphalen, no dia 22 de junho. 

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Um dos palestrantes do evento será Maneca Duarte, que é treinador comportamental e coach de Processos para Alta Performance. Segundo ele, atualmente, a comunicação é um desafio ainda maior, porque ela vem acompanhada de muitas tecnologias, que nem sempre se convertem em facilidades. “A comunicação sempre foi e será um grande desafio para empresas e pessoas. O fator humano entra como forma decisiva para a real melhoria e transformação dos canais de comunicação em canais efetivos de comunicação”, avalia.

Para o comunicador, uma má comunicação, ou ainda a falta dela, instala nas empresas o que o profissional chama de “temido re”, ou seja, retrabalho, realinhar o que já estava definido, reestruturar o que já estava construído, redimensionar o que já estava projetado e reconduzir o que já tinha lugar. “Todos eles [os re], em tempos de tranquilidade, aceleram o desenvolvimento. Em tempos de crise, todos eles atrasam os processos”, acredita. 

Ainda, Maneca lembra a importância do bom humor para um ambiente de trabalho mais leve e produtivo. “O riso libera hormônios que relaxam os músculos e dão uma sensação de prazer e alegria. Esse estado interno é fundamental para captar estímulos, comandos, impressões. Empresas que apostam no bom humor com seriedade têm mais qualidade e clima organizacional. Elas melhoram a produção, as vendas e, simplesmente, duram mais”, finaliza.

“É necessário entender de pessoas”

Outra palestrante do evento é Fernanda Oliveira, especialista em Comunicação e Neurociência, certificada pela Flórida Christian University como Master Coach Integral Sistêmico. Ela trabalhou como repórter e apresentadora de TV por mais de 15 anos e há sete anos fez uma transição de carreira, desenvolvendo líderes e pessoas que querem se comunicar de forma mais assertiva tanto nas empresas como nos demais setores da vida. Para a profissional, entender de pessoas e de comportamento é fundamental para que um líder tenha sucesso.

– Todos os negócios são feitos por pessoas e para pessoas. E cada ser humano tem personalidades distintas e lê o mundo da sua maneira. Por isso é tão importante o conhecimento sobre o perfil comportamental dentro das organizações, diminuindo os ruídos de comunicação e sendo mais assertiva será a condução dos diálogos – aponta Fernanda.

A comunicadora também ressalta a importância da comunicação na violenta, especialmente, durante os feedbacks. “A comunicação não pode ser pautada na cobrança e no apontamento de erros. É importante ter a sensibilidade, a maturidade de escolher o momento adequado para conversar com um colega, colaborador ou parceiro de negócio. Crie um ambiente para isso, avalie quais são as suas intenções com a conversa, prepare-se para ouvir a verdade e respeite o que o outro tem a dizer. Faça anotações, as leve a sério e crie um plano de ações. Use esse diálogo para construir soluções e não criar mais divergências”, alerta. 

A profissional também destaca a importância não só de falar e se comunicar bem, como também se comportar de maneira adequada. “Precisamos lembrar que, muitas vezes, a pessoa não está falando, mas está se comunicando com o seu corpo. O tom que eu falo, a forma que eu falo, minhas expressões, aparência, roupa, trejeitos comunicam durante a mensagem. Nesse sentido, minha dica é para que as pessoas evitem os generalismos, os gerúndios e as bengalas. Não temam as pausas, é melhor o silêncio do que tá, né, ah”, ensina.

Fernanda destaca, ainda, que investir nas mudanças necessárias na comunicação resulta em benefícios para as empresas. “O time é um reflexo dos seus líderes. Quando a comunicação desses gestores não está alinhada, não há congruência entre o que ele fala e o seu comportamento, isso fragiliza a equipe. Um líder que não entende de pessoas não será um bom gestor. Não dá para tratar todo mundo igual. É preciso entender o perfil comportamental para que as pessoas possam ser vistas, acolhidas e respeitadas”, conclui.

Programação
7 horas – Recepção dos participantes com café de boas-vindas.
7h30min – Abertura oficial.
7h45min às 8h15min – Painel: “História da Comunicação: de onde veio e para onde pode te levar” com Letícia Sangaletti
8h20min às 8h50min – “Case 24 horas: Empresa Vandal” - Mediadora: Dalila Três.
8h50min às 9h10min – Laboral + intervalo.
9h15min às 10h45min – Palestra: “Decifre e influencie pessoas: economize tempo, dinheiro e retenha talentos” com Fernanda Olliveira.
10h50min às 12h20min – Palestra: Workshop “Comunicação para Mais e Melhores Resultados” com Maneca Duarte.

Os ingressos estão sendo comercializados pelo escritório da AEFW e as empresas interessadas podem entrar em contato pelo telefone 3744-4244.

O evento “Conexão-Pessoas-Resultados – Comunicação aliada à Organização”, promovido pela AEFW, por meio do Núcleo Setorial de Recursos Humanos da entidade, tem patrocínio apresentador das empresas Tchê Turbo, OdontoTop Hospital do Dente, Iopoint e Masterplan Saúde e patrocínio parceiro da Altorre Estruturas Metálicas, Masterplan, Cresol Raiz e Arbaza.
 

Fonte: Revista SET
Vitrine do AU