Publicidade
Carijo da Canção Gaúcha
37ª edição do evento celebra os 150 anos de Palmeira das Missões
Recorde de inscrições e novidades são diferenciais do evento em 2024
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: segunda, 17 de junho de 2024 às 11:41h
Atualizado em: segunda, 17 de junho de 2024 às 11:45h

Apaixonados pelos festivais de música regionalista já estão em contagem regressiva para a 37ª edição do Carijo da Canção Gaúcha, que acontece entre os dias 23 e 30 de junho, no Parque de Exposições Tealmo José Schardong, em Palmeira das Missões, com entrada gratuita. Neste ano, o evento que é um dos mais esperados também pelos músicos, marca os 150 anos do município, simbolizando uma das características da cidade que tem forte ligação com a cultura do Rio Grande do Sul.

Publicidade
Publicidade

O presidente do 37º Carijo da Canção Gaúcha, Carlos Santos, destaca a importância especial desta edição que comemora os 150 anos do município. Lembra, ainda, sobre o trabalho realizado pelos presidentes anteriores, assim como prefeitos, que contribuíram com o seu melhor para o sucesso do evento ao longo de toda a sua trajetória.  

 – Temos a certeza que, com a dedicação de todos os envolvidos, o Carijo continuará a ser um evento de destaque, mantendo viva a tradição e promovendo a cultura local. O festival é uma manifestação cultural que une a comunidade, preservando a identidade local e destacando as tradições. Convidamos a todos para celebrar não apenas o Carijo em si, mas também o legado de 150 anos de Palmeira das Missões – ressalta o presidente do evento.

Mais de mil canções inscritas

Para se ter ideia da grandiosidade do festival, nesta edição, foram inscritas mais de mil canções. Participam, da fase local, 10 músicas para a 1ª Ronda, que acontecerá na noite de 23 de maio, dessas, quatro serão escolhidas como finalistas. Já na fase geral, serão escolhidas 18 composições, sendo que 12 delas irão à finalíssima.

Os jurados são personalidades reconhecidas no cenário musical gaúcho: Carlos Roberto Hahn, Matheus Lemos Gomes Thofehrn, Nilton Ferreira, Pirisca Grecco e Maria da Graça Barboza Martins. 

– Neste ano, celebramos não apenas o Carijo, mas também os 150 anos de história de Palmeira das Missões. É um momento especial para todos nós, uma oportunidade de relembrar nossas raízes, celebrar nossas conquistas e projetar um futuro ainda mais promissor. Quero expressar minha gratidão a todos os envolvidos na organização deste evento, assim como aos artistas, patrocinadores e voluntários que tornam o Carijo possível a cada ano – comenta o prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing.

O Carijo Instrumental também terá seu espaço, com oito músicas selecionadas para a competição, além de três suplentes. Este evento vai destacar a diversidade e o talento dos músicos gaúchos.

Novidades

Este ano, o evento traz consigo uma série de novidades. Uma das principais inovações é o Carijo em Prosa e Verso. Esse novo formato expande os horizontes artísticos, abrindo espaço não apenas para a música, mas também para a poesia e a literatura. 

A Casa da Comunicação também é uma aposta neste ano. Será um espaço especialmente dedicado à imprensa. Localizado no coração do evento, na frente do pavilhão principal, o local oferecerá não apenas um ambiente confortável para os profissionais de mídia trabalharem, mas também um estúdio para transmissões ao vivo e gravações, além de uma sala de interação onde jornalistas poderão se reunir, trocar ideias e entrevistar artistas e personalidades que participam do Carijo.

A secretária da Cultura de Palmeira das Missões, Maria Andréia Marcial Nerling, frisa a importância das inovações que foram introduzidas neste ano, como o Carijo em Prosa e Verso, que traz novas formas de expressão artística para o festival, e a Casa da Comunicação, que proporciona um espaço para a divulgação e interação entre os meios de comunicação e a comunidade. “Esta será uma edição histórica, pois estaremos comemorando os 150 anos de Palmeira das Missões e já percebemos uma grande mobilização da comunidade para viver esse momento especial”, comemora.

Atividades paralelas 37º Carijo da Canção Gaúcha

– Mostra da Indústria, Comércio, Artesanato e Serviços de Palmeira das Missões (MIP) – no Ginásio Crispim Miranda Filho 
– Palco Paralelo (Lonão)
– Casa da Cultura
– Festa da Colheita da Erva-Mate
 

Shows do 37º Carijo da Canção Gaúcha

Palco Principal
24 de junho – Prosa e Verso – Show de Dorval Dias.
25 de junho – Instrumental – Show de Renato Borghetti.
26 de junho – Carijinho – Show de Grupo Masbah.
27 de junho – Fase Local – Abertura - Show de Analise Severo | Intervalo - Show de Daniel Torres.
28 de junho – 1ª Ronda Geral – Abertura – Show de Nilton Ferreira | Encerramento - Show de Chiquito e Bordoneio.
29 de junho - 2ª Ronda Geral – Abertura - Show de Catherine Vergnes | Intervalo - Show de Mauro Moraes.
30 de junho – Intervalo - Show de Elton Saldanha.

Palco Paralelo – Lonão
24 de junho – Show com artistas locais
25 de junho – Show de Xiru Missioneiro | Show de Tiago Reder e Fabiano Índio
26 de junho – Show de Lincon Ramos | Show com os Mateadores
27 de junho – Show de Marinês Siqueira | Show com os Chacreiros
28 de junho – Show as Maragatas | Show de Érlon Péricles
29 de junho – Show de Walter Moraes | Show do Bagualito

Fonte: Revista SET
Vitrine do AU