Publicidade
Fabiana Faccin
Uma trajetória de amor em todas as áreas
Por: Susi Cristo
Publicado em: sexta, 21 de junho de 2024 às 15:22h
Atualizado em: sexta, 21 de junho de 2024 às 15:25h

Escolher uma graduação, formar-se, especializar-se e atuar na área. Essa é a “linha do tempo” para a grande maioria daqueles que sonham em consolidar-se na carreira, e assim também foi com Fabiana Faccin, que tornou-se uma figura de destaque no cenário jurídico.

Publicidade
Publicidade

“Me encontrei ali”
Atualmente procuradora de Justiça de Alpestre, Fabiana não escolheu o Direito, mas ele a escolheu. Natural de Caiçara, ela se mudou para FW com 17 anos. Desejava cursar Psicologia, e chegou a ser aprovada na Unijuí, mas por uma decisão mais cômoda, decidiu estudar na URI/FW, e foi ali onde iniciou sua trajetória no Direito. “Depois de começar o curso, nunca pensei em trancá-lo ou mudar, eu me encontrei ali”, diz.
Fabiana graduou-se em Direito e tem pós-graduação Lato sensu em Direito Público e Privado. É mestranda em Direito Internacional pela Universidade Autônoma de Assunción (UAA), em Assunción, no Paraguai, e já realizou diversos cursos na área do Direito Administrativo, e concluiu um curso de extensão em Avaliações de Políticas Públicas pela UFRGS. 
No mercado de trabalho, ela iniciou prestando assessoria jurídica para Câmara de Vereadores e Municípios, até ser aprovada em concurso público para atuar como procuradora de Alpestre, onde trabalha há mais de 10 anos. Em 2024 aceitou o desafio de realizar consultorias na área jurídico-administrativa para servidores, prefeitos e vereadores, e a ideia é seguir ampliando esse trabalho, o que já vem fazendo nas redes sociais, objetivando não apenas capacitar as pessoas que possuem vínculos com a gestão pública, mas também simplificar este conteúdo para o público em geral.

Família
Fabiana é casada com o empresário Magnos Bandiera e tem duas filhas, a Caroline, de 10 anos, e Martina, de seis anos. A rotina é corrida, mas ela busca ter tempo para estar próxima de sua família. “Queremos ser o melhor possível dentro e fora de casa. Porque a gente não quer abrir mão de nada. A mulher não quer abrir mão. É uma maratona, mas a gente se vira e eu faço isso com todo amor e carinho”, acrescenta. 
Além disso, Fabiana reserva um tempo para si, adora viajar. A procuradora também faz parte da diretoria do Clube Independente, em Planalto, onde reside. O clube planaltense é o primeiro clube cuja diretoria é formada somente por mulheres. Em Alpestre, onde trabalha, ela participa da Associação Amigos das HQs, que tem como objetivo arrecadar fundos para a publicação de histórias em quadrinhos, incentivar a leitura e novos escritores. Neste ano, em parceria com o município, inaugurarão a primeira Gibiteca da região.

 A escritora
Além do seu amor pelo Direito, Fabiana descobriu outra paixão, a de ser escritora. “Tenho o livro Quitéria, lançado em agosto de 2023, em formato eBook. A versão física pode ser adquirida pela minha rede social, no Instagram @fabianamariafaccin, mas em breve deve estar disponível na plataforma da Amazon. Ele conta a história de uma jovem que saiu da casa dos pais e sem apoio e dinheiro iniciou sua saga na capital paulista alimentada pelo rancor e pela raiva. A jornada de Quitéria vai ganhando novos rumos, ela sem saber luta para fazer diferente de seus antepassados. Com uma pegada espírita, ouvindo o coração e a razão, aprende que ela pode sim ser feliz. Já meu outro livro, Rubi, será tanto para o público infanto-juvenil, quanto para os pais. Será no formato de quadrinhos e prosa, e contará a história de uma pré-adolescente que sofre bullying na escola e passa a ter vários conflitos. Esse livro deve ser lançado mais próximo ao fim deste ano. Escrever e ler é algo que me completa como pessoa, e tenho certeza que esse meu trabalho pode fazer grande diferença na vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos”, finaliza @fabianamariafaccin.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU