O STU Pro Tour 2025 foi realizado entre sexta-feira, 21, e domingo, 23, na Pista da Orla do Guaíba, em Porto Alegre, reunindo skatistas de 19 países. O evento teve grande destaque para os gaúchos, que conquistaram medalhas nas categorias street masculino e feminino.
A competição, que incluiu disputas nas modalidades street e park, apresentou um alto nível técnico, com finais intensas e excelentes performances dos atletas. O torneio contou com a participação de grandes nomes do skate mundial, como Rayssa Leal, Naia Laso e Gui Khury, que brilharam ao longo do evento.
Rio Grande no pódio
Apesar dos holofotes estarem voltados para a campeã mundial, Rayssa Leal, os gaúchos mostraram que também mereciam a atenção do público, conquistando lugar no pódio tanto na categoria feminina, com Maria Lúcia, quanto na masculina, com Carlos Ribeiro.
Apesar da maturidade visível ao andar de skate, Maria Lúcia tem apenas 15 anos. A jovem skatista, natural de Canoas, conquistou o bronze no final de semana, desbancando inúmeras favoritas com mais experiência. A gaúcha não escondeu a felicidade de subir no pódio. “É muito incrível a sensação de subir ao pódio, de andar de skate com as melhores do mundo. É como se você tivesse ganhado algo que sempre quis. Queria ter dado meus 101%, mas dei meu 100%”, disse à GZH após conquistar o terceiro lugar.
Logo após, foi a vez de Carlos Ribeiro representar o estado e conquistar a prata no street masculino. O gaúcho ficou atrás apenas de Giovanni Viana, campeão do SLS SuperCrown em 2023, que fez questão de elogiar Ribeiro ao comentar sobre sua vitória. "Dudu (Carlos Ribeiro) foi um paizão para mim. Em 2018, foi ele quem me incentivou e me levou para morar na Califórnia, um dos grandes berços do skate. Sou muito grato por isso. Virou um amigo. Sem falar na referência que ele é para todos nós, skatistas. É muito legal ver ele bem de novo, andando e mostrando o seu melhor na pista, depois de ter sofrido com lesões", disse o medalhista.
Show de Rayssa
Rayssa Leal, a fadinha do skate, como é carinhosamente chamada pelos seus fãs, atendeu todas as expectativas que se tem sobre uma tricampeã mundial e duas vezes medalhista olímpica, conquistando com certa facilidade o primeiro lugar. Porém, o espetáculo da campeã não se limitou apenas à pista. Prestativa, ela tirou fotos com os fãs, assinou papéis, camisetas e bonés, e ainda protagonizou uma das cenas mais memoráveis do STU Pro Tour em Porto Alegre.
Nas semifinais, durante sua última volta, o sol já havia se posto e a luz natural estava fraca, dificultando a visibilidade da pista. Rayssa solicitou que os refletores da Orla fossem acesos. Enquanto todos aguardavam, o público nas arquibancadas iluminou a pista com as luzes dos celulares. Sob gritos de "Rayssa, Rayssa", a maranhense, já classificada, iniciou então sua última volta.