Novo Tiradentes sediou, no último dia 19, o 9º Seminário Regional de Bovinocultura de Leite, evento que reuniu produtores, especialistas e técnicos do setor para discutir os desafios e oportunidades da produção leiteira. A iniciativa, organizada pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a prefeitura, integrou a programação especial de comemoração dos 33 anos do município.
Durante a abertura do evento, o prefeito de Novo Tiradentes, Luiz Carlos Benedette, destacou a importância da atividade leiteira para a economia local, ressaltando que a produção de leite representa uma parcela significativa da renda das famílias rurais. Ele enfatizou que a realização do seminário na cidade valorizou os produtores locais, fortalecendo o setor, promovendo conhecimento e inovação para a bovinocultura de leite.
– Nosso município tem uma forte vocação para a produção leiteira, sendo uma das principais atividades econômicas e fonte de sustento para muitas famílias. Trazer um evento dessa magnitude para Novo Tiradentes não só capacita nossos produtores, como também coloca nossa cidade no mapa do debate sobre o futuro da bovinocultura. Celebrar os 33 anos do município com um evento técnico e produtivo como esse demonstra nosso compromisso com o desenvolvimento rural e a valorização do nosso setor primário – destacou o prefeito.
O seminário abordou temas essenciais para o setor, incluindo gestão de riscos climáticos na produção de leite, com palestra do pesquisador doutor Gilberto R. Cunha, da Embrapa Trigo, e a discussão sobre o cenário e perspectivas da produção leiteira para a agricultura familiar, conduzida pelo médico veterinário Selvino Giesel, gerente de captação da Aurora e presidente do Sindileite/SC. Além disso, foi apresentado o Programa Municipal de Apoio à Atividade Leiteira, uma parceria entre o município e a Emater/RS-Ascar, destacando o exemplo da propriedade da família Paini, referência na produção leiteira.