Publicidade
Agricultura
Estiagem reduz em mais de 32% a produtividade da soja na região
16 municípios da abrangência do jornal O Alto Uruguai já decretaram situação de emergência
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: segunda, 31 de março de 2025 às 14:12h
Atualizado em: segunda, 31 de março de 2025 às 14:15h

A estiagem impacta seriamente a safra de soja nos 42 municípios de abrangência da Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen. Aproximadamente 60% dos 424 mil hectares cultivados já foram colhidos, mas há perdas expressivas devido à falta de chuvas desde janeiro. A produtividade atual registra 2.369,24 quilos por hectare, queda de 32,3% em relação à expectativa inicial de 3.500,91 quilos por hectare.
Conforme o gerente regional da Emater, Cleomar De Bona, o déficit hídrico acelerou o ciclo das lavouras, concentrando a colheita em um período reduzido. Mesmo com grande parte da produção pronta para ser retirada, as chuvas registradas na quinta-feira, 27 – em Frederico Westphalen foram, pelo menos, 96 milímetros – , foram consideradas benéficas para uniformizar a umidade dos grãos e minimizar danos mecânicos na colheita. “Além disso, precipitações contribuem para preservar o potencial produtivo das lavouras tardias e da soja segunda safra, cultivada sobre a resteva do milho”, acrescentou.
Com impactos em todas as culturas, como soja, milho e hortifruti, além de perdas na bovinocultura de leite, vários municípios da região de abrangência do O Alto Uruguai também precisam providenciar cargas de água para dessedentação animal e humana no interior. Até o fechamento desta edição, ontem, 28, um total de 16 dos 22 municípios de circulação do jornal haviam decretado situação de emergência devido à estiagem. O dado é do Painel da Defesa Civil Regional.
Em Pinheirinho do Vale, por exemplo, a estimativa de perdas financeiras, segundo levantamento da administração municipal, chega a R$ 8.714.080,78, considerando tanto a agricultura quanto a pecuária. A matéria completa está disponível nesta edição, na editoria Região. Já no Estado, dos 497 municípios, 283 decretaram, até o momento, situação de emergência em consequência dos impactos da falta de chuvas.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai