Publicidade
Agricultura
Guia de Trânsito Animal ganha versão on-line
A emissão do documento agora pode ser feita por qualquer dispositivo móvel, disponibilizando sete informações
Por: Eduardo Faria
Publicado em: terça, 15 de abril de 2025 às 09:05h
Atualizado em: terça, 15 de abril de 2025 às 09:09h

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) lançou no último dia 7, a nova versão online da Guia de Trânsito Animal (GTA). O novo método de emissão do documento já havia sido apresentado durante a 47ª Expointer, em 2024, e submetida a testes desde então.

Publicidade

Agora, a declaração pode ser realizada por meio de qualquer dispositivo móvel em apenas sete passos. A digitalização do processo acompanha a renovação do Portal do Produtor On-line, com acesso por meio do login do gov.br.

A cada ano são emitidas, aproximadamente, 1,6 milhão de Guia de Trânsito Animal. A versão on-line permite o estorno ou cancelamento do documento, além de resumir o preenchimento da declaração a sete informações indispensáveis. Antigamente, o procedimento exigia o comparecimento das Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária para realizar o estorno ou cancelamento da emissão.

Assim que o produtor agrícola recebe a GTA, o sistema do portal fará um alerta informando que ele possui uma guia para a confirmação. Isso evita com que haja pendências com o Serviço Veterinário Oficial e mantém o rebanho devidamente atualizado.

Reformulação e renovação

Agora, o Portal do Produtor On-line também proporciona mais comodidade e eficiência. O acesso pode ser realizado pelo login do gov.br, dispensando o usuário de se deslocar até uma inspetoria para solicitar a sua senha de acesso.

As atualizações cadastrais, além dos nascimentos e mortes de animais poderão ser feitas facilmente, mantendo a “ficha” do produtor atualizada. O sistema também proporciona notificações de acordo com o perfil do agricultor, com o envio de alertas inerentes para a atividade específica. Além disso, o portal se adapta a qualquer dispositivo móvel.

Impactos locais

Para a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, o real impacto esperado na evolução da agropecuária de Frederico Westphalen e de todo Rio Grande do Sul está relacionado à desburocratização de alguns serviços que se tornam mais ágeis e acessíveis.

Com relação à Expofred, que terá o seu início no próximo dia 30, a Seapi não consegue estimar diretamente os principais impactos que poderão ocorrer na feira, contudo, espera-se que, com o tempo, o uso deste canal aumente, de acordo com o maior conhecimento do usuário sobre as facilidades da GTA On-line.

Por fim, a Secretaria reafirma a continuação no atendimento presencial, tanto nos Escritórios de Defesa Agropecuária quanto nas Inspetorias.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai