No Dia Mundial do Livro, celebrado nesta quarta-feira, 23, o Sesc de Frederico Westphalen se une a outras nove unidades do Rio Grande do Sul na campanha Troca-Troca de Livros, uma iniciativa do Sesc/RS que segue até o dia 14 de maio. A proposta é simples e acessível: qualquer pessoa pode levar um livro de literatura em bom estado e trocar por outro disponível na biblioteca da unidade.
A ação tem como foco o estímulo à leitura, ao compartilhamento de histórias e à valorização dos acervos literários mantidos pelo Sesc no Estado. Além disso, promove a economia circular, incentivando a reutilização de obras e o acesso democrático à literatura.
Segundo Luciana Stello, gerente de Cultura do Sesc/RS, a campanha é uma oportunidade de aproximar a comunidade das bibliotecas e fortalecer o papel da leitura na formação cidadã. “Essa é mais uma ação que demonstra o compromisso do Sesc com a difusão da literatura e o compartilhamento de histórias, ampliando o repertório literário das comunidades”, destaca.
Participam da campanha as unidades de Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Frederico Westphalen, Gravataí, Montenegro, Uruguaiana e Venâncio Aires. Só serão aceitos livros de literatura obras didáticas não fazem parte da proposta. As trocas estão condicionadas à disponibilidade de títulos em cada local.
Com 79 anos de atuação no Estado, o Sesc/RS está presente em 54 unidades e leva ações para todas as 497 cidades gaúchas, atuando nas áreas da cultura, saúde, lazer, esporte, turismo, cidadania e educação.
Mais informações sobre a campanha Troca-Troca de Livros e o funcionamento da biblioteca de Frederico Westphalen podem ser obtidas diretamente com a unidade ou pelo site www.sesc-rs.com.br.