Publicidade
Desenvolvimento regional
Consulta Popular terá etapa digital visando maior participação
Na região do Codemau, assembleia de lançamento acontecerá no próximo dia 9
Por: Cíntia Henker
Publicado em: quinta, 02 de setembro de 2021 às 15:18h
Atualizado em: quinta, 02 de setembro de 2021 às 15:24h

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul lançou na segunda-feira, 30 de agosto, a Consulta Popular 2021, durante uma transmissão via YouTube. Neste ano, serão destinados R$ 30 milhões para investimento em projetos de desenvolvimento regional, sendo o valor 50% maior do que os R$ 20 milhões destinados ao programa em 2020.
Além disso, esta edição conta com uma novidade, uma etapa totalmente digital, na qual a população poderá enviar propostas para o desenvolvimento da sua região, por meio do aplicativo Colab. Esta etapa será anterior à votação. 
– A Consulta Popular, nesse novo formato, tem tudo a ver com o fato que precisamos discutir, no século 21, o aprimoramento da nossa democracia, da efetiva participação da sociedade sobre as decisões de governo. Cada vez mais, as pessoas não querem ser meros espectadores, assistir às tomadas de decisão – destacou o governador Eduardo Leite em sua fala. 
Na região do Conselho Regional de Desenvolvimento de Médio Alto Uruguai (Codemau), a assembleia de lançamento será realizada na quinta-feira, 9, às 9h30min, no auditório da URI/FW. É importante que todas as lideranças acompanhem esta tomada de decisões, conforme explica a presidente do Codemau, Marcia Faccin. 
– Estamos iniciando mais uma Consulta Popular em nível de Estado, na qual foi apresentada a nova dinâmica, tornando-se ainda mais moderna. Ano após ano, a consulta vem conseguindo recursos para fomentar o desenvolvimento local e regional. Estamos muito confiantes para conquistar o engajamento e a mobilização de toda a comunidade neste importante processo. Já estamos em contato com as lideranças dos municípios, para que participem da assembleia de lançamento, pois contará com a presença de representantes do governo estadual, para esclarecer todas as dúvidas referentes a esta nova dinâmica – afirma Marcia. 
As demandas regionais são escolhidas durante encontros com lideranças e a comunidade, os quais auxiliam na criação da cédula submetida aos eleitores. Em 2020, a votação ocorreu entre 26 de outubro e 3 de novembro, de forma totalmente virtual, em razão da pandemia.

Publicidade
Publicidade

Aplicativo Colab
Para participar, o cidadão precisará baixar o aplicativo do Colab no Play Store (Android) ou na Apple Store (iOS) e preencher o cadastro com seus dados. O segundo passo será a escolha de onde o cidadão deseja implementar a sua proposta, podendo digitar o endereço ou indicar por meio do “PIN” (localização) a região desejada.
As propostas serão encaminhadas em formato de postagem, com descrição da ideia de forma direta, com justificativa da importância para a região. O cidadão terá um limite de 120 caracteres para escrever a proposta, podendo utilizar-se de foto para melhor ilustrar, e poderá consultar os Planos Estratégicos de Desenvolvimento (PED) de cada Corede.
 

Fonte: O Alto Uruguai
Vitrine do AU