Publicidade
28ª RT
Geração da Chama Crioula acontece na sexta-feira em FW
O município frederiquense também sediará a distribuição da centelha às demais entidades da região tradicionalista
Por: Cíntia Henker
Publicado em: quarta, 08 de setembro de 2021 às 09:30h
Atualizado em: quarta, 08 de setembro de 2021 às 09:46h

Marcando o início das comemorações da Semana Farroupilha 2021, a geração da Chama Crioula da 28ª Região Tradicionalista (RT) será realizada na próxima sexta-feira, 10, a partir das 19 horas, na Catedral Santo Antônio, de Frederico Westphalen.
O local escolhido para o ato simbólico se deve a um fato histórico, tendo em vista que o monsenhor Vitor Batistella foi o percursor dos festejos farroupilhas na região, conforme explica a sota-capataz do CTG Rodeio da Querência, Mirtes Quadro. “Em 20 e 21 de setembro de 1935, quando a Revolução Farroupilha completou 100 anos e ninguém comentava sobre o fato, o monsenhor reuniu mais de mil cavalarianos e comemorou a data com uma grande programação. Por este motivo, pelo espírito à frente do seu tempo, a geração da chama acontecerá próximo ao seu túmulo, como forma de homenagem”, explica Mirtes.
Após realizada a programação, que seguirá todos os protocolos sanitários, a chama será conduzida até a praça do bairro Barril. Ainda, segundo Mirtes, todo o trajeto será feito por mulheres, já que os Festejos Farroupilhas deste ano têm como tema “Caminhos de Anita”, destacando a importância e a força da mulher gaúcha. 
Neste momento também será realizada uma homenagem a Paulo Dazzi, importante tradicionalista da região, que faleceu este ano, em decorrência da Covid-19.

Publicidade
Publicidade

Distribuição
Além da geração, as 16 entidades tradicionalistas da 28ª RT participarão da distribuição da centelha, no sábado, 11, a partir das 8 horas, na praça do Barril, local escolhido por ser ponto de descanso dos tropeiros, viajantes e migrantes, devido a sua fonte inesgotável de água. Todo este contexto histórico remete à ocupação da terra e os primeiros colonizadores.
A centelha permanecerá no local até o dia 20 de setembro, quando será extinta ao entardecer. 
 

Fonte: O Alto Uruguai
Vitrine do AU