Publicidade
20 de Setembro
Distribuição da Chama Crioula da 28ª RT é realizada neste sábado
Dezesseis entidades tradicionalistas que abrangem a região irão levar a centelha até seus municípios
Por: Daiane Pereira
Publicado em: sábado, 11 de setembro de 2021 às 13:18h
Atualizado em: sábado, 11 de setembro de 2021 às 13:20h

Referente às festividades da programação da Semana Farroupilha, na manhã deste sábado,11 aconteceu a Distribuição da Chama Crioula para as 16 entidades que compõem a 28ª Região Tradicionalistas.
O local escolhido para o momento foi a Praça do Barril, que era ponto de descanso dos tropeiros, viajantes e migrantes, devido a sua fonte inesgotável de água, quando Frederico Westphalen ainda não havia sido emancipado e era conhecido como Vila Barril. Todo este contexto histórico remete à ocupação da terra e os primeiros colonizadores. De acordo com o prefeito de FW, José Alberto Panosso, é de extrema importância recordar a história do município e manter as tradições. “Nosso Rio Grande do Sul é rico em cultura e é necessário manter a tradição para que ela seja passada de geração a geração. Esse momento é de muita alegria e honra para nós realizarmos a Geração e Distribuição da Chama Crioula no nosso município”, afirma o gestor.
As cavalarias vieram dos municípios ainda na sexta-feira,10, para participar do evento. As entidades que receberam a centelha e a levarão até seus respectivos municípios são Alpestre, Ametista do Sul, Caiçara, Cristal do Sul, Iraí, Novo Tiradentes, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rodeio Bonito, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra, Vista Alegre e Frederico Westphalen. A chama crioula permanecerá na Praça do Barril até o dia 20 de setembro, quando será extinta ao entardecer. 
Além do prefeito de Frederico Westphalen, estiveram presentes no evento o prefeito de Iraí , Antonio Vilson Bernardi; a sota-capataz do CTG Rodeio da Querência, Mirtes Quadro; o conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Luis Paulo Franken; demais representantes de entidades tradicionalistas, tropas de cavalarias, autoridades locais e pessoas da comunidade.
 

Publicidade
Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU