Publicidade
Ana Paula Bortolini Leitão
“Quero seguir fazendo a diferença por onde passar”
Ana Paula Bortolini Leitão, que neste ano de 2021 foi convidada a assumir um novo desafio dentro da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG
Por: Suseli Cristo
Publicado em: quarta, 10 de novembro de 2021 às 15:48h
Atualizado em: quarta, 10 de novembro de 2021 às 16:06h

As mulheres, cada vez mais, estão caminhando para ocupar os espaços que quiserem, mesmo que isso seja extremamente desafiador. No Brasil, somente 8,6% dos cargos de liderança são ocupados pela classe feminina, mesmo sendo elas que mais investem em formação e desenvolvimento. Ainda há um longo caminho para trilhar, o momento exige que as mulheres continuem se apoiando, investindo em formação, conhecimento e novas experiências. 
A diversidade, sem dúvidas, é essencial e é preciso continuar buscando insistentemente por ela aonde vivemos. Esse também tem sido o propósito e o fator motivador para a Ana Paula Bortolini Leitão, que neste ano de 2021 foi convidada a assumir um novo desafio dentro da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, passando a ocupar o cargo de gerente regional de Desenvolvimento para o Estado do Rio Grande do Sul.

Publicidade
Publicidade

Novos desafios
Ana Paula Bortolini Leitão tem 27 anos, é natural de Cristal do Sul e atualmente reside em Frederico Westphalen. Formada em Administração (URI/FW), tem MBA em Marketing Estratégico e Vendas (URI/FW) e MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores (Fundação Getúlio Vargas), e há 10 anos integra a equipe de colaboradores da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG.
– Sempre sonhei em fazer parte desta equipe. Lembro de ir até a agência ainda criança com meu pai e sonhar em um dia trabalhar ali. Aos 17 anos, participei de um processo seletivo para caixa em Cristal do Sul, e então iniciei a minha trajetória na cooperativa. Trabalhei alguns meses nessa função, mas logo fui atuar como assistente de negócios. Após seis anos, participei de processo seletivo para coordenação da Central de Atendimento Direto, passando a atuar na Superintendência Regional, em FW, que possibilitou atuar com gestão de equipe e inovar em processos. No início de 2020, participei de um novo processo seletivo interno, aonde passei a atuar como assessora de Negócios do Segmento Pessoa Física Urbana, com atuação nos nossos três Estados, quando aprofundei ainda mais meus conhecimentos e me aproximei de todos os colaboradores. Agora, em 2021, a cooperativa realizou processo seletivo para a posição de gerente regional de Desenvolvimento para o RS, do qual tive a honra de ser convidada para assumir esse desafio, o qual agradeço imensamente à Sicredi Alto Uruguai pela confiança e por sempre estar investindo no desenvolvimento de seus colaboradores – destaca Ana Paula.
    
Preservando valores
De família humilde, Ana Paula diz que sempre primou pelos valores que a nutrem. Desde cedo, aprendeu a importância do trabalho, indiferente da posição que ocupasse ou o cargo que desempenhasse. Os seus pais, Valmir Ribeiro Leitão e Teresinha Fatima Bortolini Leitão, sempre a motivaram a estudar, correr atrás dos seus sonhos e nunca desistir. “Minha eterna gratidão aos meus pais, minhas irmãs Maria Julia e Eloisa, meu esposo Pablo, familiares, amigos e colegas que sempre acreditaram em mim e me incentivaram. A responsabilidade é enorme e o desafio gigantesco, mas no Sicredi não fizemos nada sozinhos. Somos inspirados e motivados a fazer juntos. Hoje somos mais de 100 mil associados e aproximadamente 550 colaboradores espalhados pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, o que mostra a força e grandiosidade da cooperativa, que sempre teve a sua história escrita a muitas mãos”, frisa.
Além do apoio familiar, Ana Paula diz que estar em busca do conhecimento e se aprimorar também fazem parte do processo na realização dos projetos de vida. “Tenho convicção de que é preciso investir constantemente em educação e buscar formação e desenvolvimento de forma contínua, pois o mundo não nos permite tempo para pausas. Além disso, devemos sempre preservar nossos valores e tomar as decisões pautadas neles. Meu objetivo é continuar me desenvolvendo como mulher e profissional, pois quero seguir fazendo a diferença por onde passar e inspirando constantemente outras pessoas”, finaliza.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU