Publicidade
Audiência pública
Situação do Casarão da Cemapa gera debate entre frederiquenses
Diversos cidadãos compareceram no plenário da Câmara de FW para discutir acerca do futuro da edificação pública que já abrigou o acervo histórico do município
Por: Redação
Publicado em: quinta, 03 de fevereiro de 2022 às 14:55h
Atualizado em: quinta, 03 de fevereiro de 2022 às 15:10h

A comunidade de Frederico Westphalen se fez presente na primeira de duas audiências públicas previstas para discutir o futuro da edificação do antigo Casarão do Cemapa. A reunião foi proposta pelo Poder Legislativo de FW e ocorreu no plenário da Câmara dos Vereadores, na noite da última quarta-feira, 2, sendo conduzida pelo presidente da Câmara municipal, Leandro Mazzutti. Foi discutido a demolição ou não da estrutura que se encontra em frente à prefeitura, no centro da cidade. 
Durante a audiência pública, o Executivo municipal, representado pelo vice-prefeito, João Vendruscolo, engenheiros da Secretaria de Coordenação e Planejamento, além do secretário do Meio Ambiente, Ricardo Giovenardi, apresentaram um laudo técnico, elaborado em parceria com a URI/FW, mostrando as condições precárias que se encontra o imóvel. 
Em seguida, a comunidade também pôde expressar sua voz diante da situação da edificação pública posta em pauta. Lideranças de entidades, historiadores, professores e demais membros da sociedade frederiquense puderam debater, expor suas opiniões que foram constadas na ata da audiência.
Após o debate, foi solicitado ao Executivo o isolamento da área ao redor do casarão, como medida de segurança, e disponibilizar à comunidade o acesso ao laudo técnico. A Prefeitura de FW também ficou de apresentar o projeto do que será construído no espaço, por isso uma nova audiência pública será realizada, em data ainda a ser marcada.

Publicidade
Publicidade

O Casarão da Cemapa
Inaugurado em 10 de março de 1939, o “Casarão da Cemapa” é um dos imóveis edificados em uma área de 5 mil metros quadrados, cedida pelo Estado ao município, no fim dos anos 2000. Está localizado na rua José Cañellas, em frente à prefeitura. O local abrigou por muitas décadas o acervo histórico de Frederico Westphalen, com documentos e fotos que contam a história da cidade.


*Confira mais informações na edição impressa deste sábado, 5, do AU.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai com informações da Ascom Câmara de FW
Vitrine do AU