Publicidade
Patrícia Albarello
“Na escrita é onde expresso a minha voz”
Neta de imigrantes italianos, natural de Frederico Westphalen, Patrícia Albarello, aos 28 anos, é escritora best-seller
Por: Suseli Cristo
Publicado em: segunda, 11 de abril de 2022 às 09:02h

Neta de imigrantes italianos, natural de Frederico Westphalen, Patrícia Albarello, aos 28 anos, é escritora best-seller com a publicação do seu romance intitulado “Das Profundas Águas do Atlântico”, uma história que narra um romance que apresenta como pano de fundo o naufrágio do Titanic.  
Formada em Literatura Brasileira/Portuguesa/Inglesa e Letras-Português, com Mestrado em Linguagens e Tecnologias, Patricia cresceu cercada de contos e de lápis de colorir. Fascinada por histórias, orgulha-se pelo fato de sempre ter sido induzida pelo seu pai, Alceu Polesso Albarello (in memoriam) e sua mãe Iara Albarello a ler. A autora também cita o orgulho pelo seu amor à leitura, algo que sempre foi valorizado pela sua avó, Theresa Polesso Albarello (In memoriam), a qual, apesar de não saber ler, proporcionou aos filhos a educação necessária por meio do seu esforço no trabalho no campo. 
– Eu tive a sorte de nascer em uma família que incentiva a leitura e, consequentemente, a escrita. Meu pai, com orgulho, relatava sobre o seu percurso para ir para a escola após o trabalho no campo; muitas vezes saía apressado com os pés descalços (era a vida do colono, na época), fazendo a refeição pelo caminho, mas isso não o impediu de estudar e profissionalizar-se. A minha avó Theresa era uma mulher muito guerreira e ressaltava sobre a importância do estudo e da leitura. Nisso meu pai era semelhante ao me incentivar a ler, sempre me presenteando com livros e no tempo que se dedicava para me contar histórias. Inclusive, a respeito de um fato bastante marcante para ele, o de ter sido premiado na escola aqui em FW quando estudante por ter redigido uma redação, ganhando assim o livro ‘O Guri’. Então, posso afirmar que o gosto pela leitura vem de geração e o meu contato frequente com esse universo me levou à escrita – conta Patrícia. 

Publicidade
Publicidade

Universo literário 
Para Patricia, o seu hábito preferido é ler/escrever acompanhada por uma bela xícara de café e chocolate, rodeada dos seus amiguinhos felinos. E nas horas vagas, gosta de criar conteúdo literário para seu Instagram @rabiscos_literarioss, no intuito de espalhar a sua paixão, que é o universo das histórias. Também é integrante do grupo “Autoras Amigas da Cristal”, onde, conjuntamente com outras autoras, promove ações que visam à fomentação da Literatura Nacional, palestras, além de ser presença constante no Programa Pedagógico do Altas Horas, da Rede Globo. 
Neste universo literário, a frederiquense já tem quatro obras lançadas – Das Profundas Águas do Atlântico, publicada em 2020; O CEO e a Romancista, publicada em 2021; Imprevistos de Natal- Uma Antologia de Contos, publicada em 2021; e Conveniente Enlace, publicada em 2021 –, todas estão disponíveis na Amazon e no site www.autorasamigasdacristal.com.br. 
– Sempre gostei de ler e de escrever. Desde os quatro anos demonstrei interesse por entender as letras, então minha mãe me alfabetizou e nunca mais parei de ler. Esse amor levou-me a me graduar em Letras e Estudos Literários até que, um dia, na aula de Escrita Criativa, na universidade, ao redigir um conto, descobri que era isso que eu gostaria de fazer pelo resto da vida. Sinto que na escrita é onde expresso a minha voz – frisa.

Novidades
Como boa fã de Jane Austen e de Clarice Lispector, Patricia tem veneração por escrever romances históricos e de prosa intimista. Além disso, aprecia valorizar o universo feminino – suas lutas, preconceitos que ainda enfrentam na sociedade e seus conflitos internos –, e mais novidades vêm aí em meio a esta temática. “Escrevo histórias que gostaria de ler, e em julho trago mais novidades, com o lançamento de uma nova obra. Inclusive, já comecei a divulgá-la nas minhas redes sociais. Trata-se de uma história com um romance incrível, intitulado ‘E Foi Assim’, que aborda algumas reflexões sobre os padrões impostos pela sociedade e sobre a questão dos arquétipos; até que ponto podemos emitir um julgamento sobre uma pessoa embasado nas afirmações de terceiros”, adianta a escritora. 
E para quem quiser acompanhar mais sobre o trabalho desta best-seller frederiquense, que hoje por conta dos estudos reside em Santa Maria, mas que pretende voltar para a sua terra natal em breve, pode acessar as suas redes sociais, no Instagram @rabiscos_literarioss ou a sua Fanpage: Autora Patrícia Albarello. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU