Publicidade
Francislaine Trevisan Balestrin
“Estar no papel de primeira-dama tem sido gratificante”
Por: Suseli Cristo
Publicado em: sexta, 22 de abril de 2022 às 16:55h
Atualizado em: sexta, 22 de abril de 2022 às 16:58h

As mulheres estão cada vez mais construindo e alicerçando seus espaços na sociedade, conciliando família e carreira. Tanto fora quanto dentro de casa, exercem seus papéis com maestria. Atualmente, a participação da mulher vem se tornando muito presente em espaços, inclusive públicos. 
Um exemplo dessa breve contextualização são as primeiras-damas, que estão inseridas nesses espaços públicos, responsáveis pela gestão da assistência e outras frentes ao lado dos prefeitos. Em Seberi, a advogada e empresária do ramo imobiliário, Francislaine Trevisan Balestrin, desde 2021 vem desempenhando um papel elogiável nesta frente ao lado do esposo, o prefeito Adilson Balestrin. 
– Esta experiência como primeira-dama está sendo muito honrosa e desafiadora em minha vida, pois o fato de poder estar em um lugar onde temos a oportunidade de fazer a diferença para o nosso município, já nos deixa gratificada. Saber que teria um papel de destaque na comunidade seberiense me deixou, primeiramente, muito feliz, pois teria a oportunidade de representar todas as mulheres de Seberi e de dar a minha contribuição na minha cidade. Mas, também, me trouxe uma importante responsabilidade, de trabalhar para a comunidade, fazer a minha parte como primeira-dama, por meio do meu serviço voluntário, para a nossa sociedade – diz Francislaine.

Publicidade
Publicidade

Envolvimento familiar
Sem dúvidas, essa crescente participação da mulher na sociedade tem trazido um cenário diferente do que habitualmente era costumado se ver, em especial, nos municípios pequenos. No caso de Francislaine, ela desde muito nova foi inserida no meio político, pelo envolvimento familiar, e isso a fez ir crescendo entendendo a importância, tanto dos homens quanto das mulheres, onde a defesa das necessidades da comunidade estejam em primeiro lugar. 
– Sempre estive ligada à política. Meu pai, Francisco Trevisan, foi secretário municipal de Agricultura, de 1993 a 1996, e secretário de Educação, Cultura e Desporto, em 2009/2012. Quando comecei a namorar o Adilson, ele já estava eleito vereador de Seberi para o mandato 2009/2012. Após, no mesmo ano de 2012, concorreu a vice-prefeito, porém, não fomos vencedores naquele pleito. Estar no papel de primeira-dama de Seberi tem sido muito gratificante. Sempre estive ao lado do Adilson em todos os momentos. Somos uma família, que está junto nos momentos, sejam eles felizes ou não. Uma família é uma base de valores e princípios que também devem ser colocados a serviço da sociedade. Sempre tivemos ajuda mútua um do outro, fato que trago da minha base familiar e hoje passamos para a nossa filha Lívia – acrescenta a primeira-dama.

Um Seberi para todos 
Responsável por mobilizar ações de cidadania na comunidade, o Gabinete da Primeira-Dama está envolvido em diversas frentes, na consolidação de um Seberi para todos. “Estou envolvida nas atividades de decoração da cidade em épocas como Páscoa, Natal, aniversário do município, dentre outras campanhas assistenciais e de conscientização, junto também com outras entidades, como a Liga de Combate ao Câncer e as Amigas do Hospital. Auxilio, ainda, na organização de eventos em que a administração municipal traz para a comunidade. Procuro sempre estar à disposição do Executivo, para auxiliar no que for preciso, apesar de não dispor de tempo para dedicação de forma exclusiva por conta de minhas tarefas particulares e profissionais. Junto com nossas secretarias, estamos trabalhando nas melhorias em nossas praças, avenidas, escolas e demais locais públicos. Sempre em contato com o Centro Integrado Agrícola e Doméstico Criança do Futuro, estamos buscando novas alternativas e atividades para serem desenvolvidas e que agreguem ao saber dessas crianças mais carentes”, conta.
E com esse sentimento de ser uma extensão humanizada do Gabinete do Prefeito, Francislaine diz ver esse como o seu principal papel. “Gosto de ser participava em todos os momentos, quando possível. Penso que estou contribuindo para uma administração voltada ao desenvolvimento econômico e social do município. Esse, acredito, ser o meu principal e mais importante papel como primeira-dama”, finaliza.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU