Publicidade
Literatura e saúde
Médico Jorge Alan Souza lançará seu primeiro livro no dia 26
A obra, que aborda a interferência da rinite no aprendizado, é resultado da dissertação de mestrado do autor
Por: Suseli Cristo
Publicado em: quinta, 19 de maio de 2022 às 13:58h
Atualizado em: quinta, 19 de maio de 2022 às 14:09h

O processo educacional está associado a diversos fatores que influenciam a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Uma das características principais na constituição dessa relação diz respeito à qualidade de vida e, por consequência, ao bem-estar. 
Para investigar como a rinite, doença crônica mais comum do mundo, interfere no desempenho escolar, o médico pneumologista e mestre em Educação, Jorge Alan Souza, desenvolveu uma pesquisa com estudantes do ensino básico de Frederico Westphalen. O trabalho, que originou sua Dissertação de Mestrado, foi adaptado como livro pela Vitrola Editora. 
Na obra intitulada “Atchim: a interferência da rinite no aprendizado e no desempenho escolar”, Jorge Alan apresenta resultados instigantes sobre a doença, como a possiblidade da mesma desencadear alteração do sono, da visão, da fala, da atenção, da concentração e do humor, além do aparecimento de outras patologias. Como consequência desses sintomas, a criança apresenta uma diminuição no desempenho em sala de aula. “Entender o aluno, seus limites e suas particularidades é essencial para a busca e efetivação de uma educação com qualidade. De igual modo, ouvir os pais, conhecer suas experiências e identificar possíveis problemas são atitudes que podem desencadear uma significante melhora no processo educacional”, destaca o médico.
No Brasil, a prevalência da rinite como doença crônica varia entre as regiões, ultrapassando a marca de 50% da população em algumas dela. Segundo o autor, a identificação de pessoas de diferentes idades que perdem a qualidade de vida e sofrem com as consequências dos sintomas da rinite é frequente. “O propósito final desta investigação e de sua divulgação é o de contribuir para a compreensão do que realmente as pessoas acometidas pela doença sentem e quais são suas dificuldades e peculiaridades, para, a partir de então, auxiliar a escola como um todo na melhoria do aproveitamento escolar”, relata.
O editor-chefe da Vitrola, Vitor Manfio, ressalta a importância da obra para o contexto atual. “A partir da educação formamos nossa concepção de mundo, de valores e de cultura, e isso nos desenvolve enquanto indivíduo”, afirma.
O evento de lançamento do livro “Atchim” será realizado no dia 26 de maio, às 19 horas, na Vitrola Café, em Frederico Westphalen, e contará com sessão de autógrafos. O livro já está disponível para venda no site da Vitrola e nos parceiros comerciais da distribuidora.
 

Publicidade
Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU