Publicidade
Desenvolvimento rural
Metodologia Pisa é tema de seminário em FW
Evento “Juntos transformando vidas na pecuária leiteira” ocorre na próxima quarta-feira no salão de atos da URI/FW
Por: Wagner Stan
Publicado em: sexta, 18 de novembro de 2022 às 16:55h
Atualizado em: sexta, 18 de novembro de 2022 às 17:03h

Aplicada há mais de uma década no Brasil como referência nos quesitos produtividade, rentabilidade e sustentabilidade, a metodologia de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA) será o tema central do seminário gratuito “JUNTOS transformando vidas na pecuária leiteira”. Promovido por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS por meio do Programa Juntos para Competir, o encontro ocorre na manhã da próxima quarta-feira, 23, a partir das 8h, no Salão de Atos da URI/FW. Os interessados podem efetuar a inscrição pelo link https://forms.office.com/r/13rchM9yip.
O evento é voltado para produtores rurais, técnicos e estudantes que tenham relação direta com a pecuária leiteira. De acordo com o gestor de projetos do Sebrae RS, Ronaldo Kloeckner, o objetivo do encontro é trazer luz àquela que é considerada uma das atividades econômicas mais relevantes dentro do ecossistema da pecuária gaúcha. Na oportunidade, serão apresentados os cases de sucesso de três produtores locais que aplicam a PISA em suas propriedades rurais. “Queremos difundir as técnicas, os resultados e, assim, engajar a comunidade regional para compreender melhor e se apoderar da PISA para transformar a bacia leiteira regional”, explica.
Somada às apresentações dos produtores, o seminário contará ainda com a participação de especialistas no tema, como os professores Paulo César de Faccio Carvalho (UFRGS) e Leandro Bittencourt Oliveira (UFPR), além do agrônomo do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o venezuelano Teodardo Calles. 
Desenvolvido há 17 anos no Rio Grande do Sul, o Juntos Para Competir visa organizar e desenvolver as principais cadeias produtivas do Estado por meio da capacitação e de uma maior integração do setor, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção agropecuária.

Publicidade
Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU