Publicidade
Cultura
Livro “As travessuras do Maneco” é lançado
Por: Thaane Otero
Publicado em: quinta, 22 de junho de 2023 às 08:47h
Atualizado em: quinta, 22 de junho de 2023 às 08:51h

O artista, autor e produtor cultural, Danilo André Gregory, lançou no domingo, 18, de forma presencial, no salão de atos da URI-FW, e on-line pelo YouTube, a obra “As Travessuras do Maneco”. O evento contou com bate-papo musical e apresentação de contação de história. O projeto “As Travessuras do Maneco – Uma obra de resgate do folclore popular” foi contemplado no Edital Sedac Nº17/2021, Edital de Concurso FAC Publicações, e está sendo realizado com recursos do Pró-Cultura RS e Fundo de Apoio à Cultura (FAC), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Estiveram presentes no evento a secretária de Educação de Frederico Westphalen, Maria Cristina Aita; a secretária de Educação de Vista Alegre, Ana Paula Ottobelli Chielle; a secretária de Educação de Taquaruçu do Sul, Diana Chiele dos Santos; e a secretária de Educação de Rodeio Bonito, Lurdes Ciprandi.

Publicidade
Publicidade

A obra
A obra é voltada para público infantojuvenil e retrata a simplicidade da vida na roça. A ilustração foi criada a partir de ensaio fotográfico de Julinho da Rosa, com Danilo André, Mercedes Gregory e Carolina Almeida interpretando os personagens do livro. O design gráfico e arte final são de Jaqueline Menlak Chini.
O projeto contemplado visa à produção, publicação e distribuição da obra literária “As Travessuras do Maneco”. O texto, de Danilo André, foi extraído de um espetáculo apresentado por um grupo teatral de Rodeio Bonito, aproximadamente, 30 anos atrás. Na época, o autor atuou como dramaturgo, diretor e ator ao lado de sua mãe, Mercedes Gregory, grande homenageada no livro. O projeto irá abranger, com distribuição gratuita de três mil exemplares, alunos do 4º ao 9º anos da rede municipal de Frederico Westphalen e alunos do 4º ao 9º anos das redes municipal e estadual de ensino, incluindo escolas indígenas e Apaes, dos municípios de Iraí, Rodeio Bonito, Taquaruçu do Sul e Vista Alegre. 
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU