A implantação da terceira faixa da BR-386/158, nos km 42,5 e km 43,2, entre o distrito de Osvaldo Cruz, em Frederico Westphalen, e às margens do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres), em Seberi, pode gerar um pequeno alívio para aqueles que trafegam todos os dias pelo trecho. A execução da obra teve início há cerca de um mês, e está sendo realizada pela Construbras, empresa responsável pelo contrato de manutenção e conservação do trecho em questão. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o investimento é de R$ 720 mil e a conclusão está prevista para ocorrer até o fim de 2023.
A arquiteta e urbanista Jéssica Pereira Basso, que reside em Seberi e trabalha em Frederico Westphalen, é uma das milhares de pessoas que passam pelo trecho todos os dias. De acordo com ela, durante os horários de pico, como próximo às 18 horas, o movimento se intensifica, e o trajeto FW-Seberi, que poderia ser feito em cerca de 20 minutos, acaba demorando 35/40 minutos.
A implantação da terceira faixa no trecho é uma demanda antiga e amplamente solicitada por representantes políticos e comunidade regional. Além disso, outras obras também são demandadas. De acordo com o Dnit, também está em execução o prolongamento da terceira faixa no km 22 da BR-158/BR-386, em Iraí.
Segundo o motorista de ônibus, Leonardo de Almeida, que realiza o trajeto Frederico Westphalen-Seberi várias vezes ao dia, todos os dias, desde 2010, a implantação da terceira via pode ajudar a melhorar o tráfego um pouco. De acordo com o motorista, outras obras são necessárias para a melhoria. Uma destas seria a realização de uma terceira via próximo à empresa Bakof Tec, e também um trevo próximo ao acesso a Frederico Westphalen pela Casa das Cucas. “No horário de pico, a gente já cansou de ficar mais de 10 minutos para poder entrar na cidade”, conta o motorista.
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