Publicidade
Região
Municípios da região se destacam em ranking da educação municipal
Dois Irmãos das Missões e Palmitinho estão entre os 15 melhores resultados do Estado
Por: Wagner Stan
Publicado em: sexta, 15 de setembro de 2023 às 10:08h

O governo do Rio Grande do Sul, por meio das Secretarias de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e da Educação (Seduc), divulgou na terça-feira, 5, dados referentes a qualidade do ensino municipal no Estado em 2022, por meio do Índice Municipal da Educação do RS (Imers). Para se ter o resultado do Imers é realizada uma soma entre as métricas de qualidade da educação, que são índice de alfabetização (IQA), qualidade dos anos iniciais do Ensino Fundamental (IQI), qualidade dos anos finais do Ensino Fundamental (IQF) e o índice de aprovação (IA). Esses dados são coletados por meio da aplicação de uma prova que é realizada nas escolas municipais todos os anos nas disciplinas de Português e Matemática. O índice é utilizado como base também para a distribuição de recursos, por parte do governo do Estado, advindos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios gaúchos. 

Dois Irmãos das Missões tem o segundo melhor índice do RS
Na região do Médio Alto Uruguai, os municípios de Dois Irmãos das Missões e Palmitinho apresentaram os melhores índices. O município de Dois Irmãos das Missões teve como resultado um índice de 80,79 de 100, sendo a segunda melhor nota no Estado. De acordo com a professora-apoiadora-pedagógica da Secretaria de Educação do município, Elisiane Campos do Amaral Ramos, a administração municipal, por meio da Secretaria de Educação, já no retorno às aulas no período pós-pandemia, focou na recuperação do ensino, das competências e das habilidades dos alunos do município. Além disso, a Secretaria conta com o trabalho de uma psicopedagoga que acompanha alunos com dificuldades de aprendizagem e também investe fortemente na formação e valorização dos professores da rede municipal e investimentos em recursos, materiais pedagógicos e na infraestrutura das escolas, a fim de melhorar sempre o aprendizado dos alunos. “Acreditamos que isso tudo fez com que trouxesse esse resultado, e, também, a responsabilidade e comprometimento do professor, do trabalho do professor, do diretor de escola, também nosso da Secretaria, o acompanhamento e a orientação da coordenação-pedagógica, o trabalho em conjunto que nos trouxe esse resultado que, hoje, estamos bem orgulhosos enquanto rede municipal. Com certeza agora o grande desafio é continuar trabalhando para que esse índice seja mantido ou melhorado ainda mais”, destaca Elisiane.   

Palmitinho está entre os 15 melhores índices do Estado
Palmitinho também teve destaque nos dados divulgados. O município apresentou um índice de 75,23, ficando na 11ª colocação no RS. De acordo com o secretário da Educação e Cultura do município, Claudir Miguel Zuchi, o resultado foi recebido com entusiasmo e reflete o trabalho dedicado na alfabetização e na qualidade da educação. “Recebemos o resultado com entusiasmo, pois isso mostra que estamos no caminho certo. O resultado reflete o trabalho de nossos profissionais na alfabetização e na aprendizagem e na dedicação de nossos alunos que se preparam para realizar a prova, culminando com esse excelente resultado”, destaca Zuchi.

Mais informações sobre a metodologia empregada no levantamento podem ser acessadas no portal do governo do Estado em imersvis.dee.rs.gov.br. 

Publicidade
Publicidade

Confira no quadro o índice geral dos municípios e suas colocações no ranking estadual do Imers 2022. 


Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU