Publicidade
Qualificação
Sicredi Conexão oportuniza formação do A União Faz a Vida
Capacitação contou com a participação de secretárias municipais de Educação e coordenadoras locais do programa
Por: Redação
Publicado em: terça, 17 de outubro de 2023 às 10:58h
Atualizado em: terça, 17 de outubro de 2023 às 11:04h

Para oferecer o suporte necessário aos gestores educacionais dos 14 municípios que atuam com o programa A União Faz a Vida, a Sicredi Conexão promoveu uma formação aprofundada no decorrer de 2023. Participaram da capacitação voltada à metodologia do programa para educação infantil e ensino fundamental as secretárias de Educação e as coordenadoras locais. A habilitação contou com a presença de três formadoras nacionais da Fundação Sicredi.
A conclusão desta formação pedagógica e metodológica aconteceu nos dias 5 e 6 de outubro, no Centro de Eventos, em Rodeio Bonito, oportunidade que foram aprofundadas as práticas pedagógicas, com base no que havia sido estudado antecipadamente.
A formação se dividiu em três etapas. A primeira, baseada na habilitação da metodologia, focada no funcionamento e execução dentro das redes de educação. Em um segundo momento, foi abordada a educação infantil e, no terceiro, o foco esteve na gestão escolar, como parte propulsora de grande relevância para a execução desta metodologia. 
Segundo a coordenadora de Programas de Relacionamento, Ana Claudia Selonk Busatto, este processo foi de grande relevância para o aprofundamento da metodologia. “A formação viabilizou aos gestores educacionais um conhecimento mais amplo, embasando a tomada de decisões mais assertiva quanto à permanência e continuidade, além do apoio que o programa necessita em cada município”, avalia Ana Claudia.  
Uma das profissionais que esteve presente na formação é a coordenadora local do A União Faz a Vida no Município de Vista Alegre, Sirlei de Fátima do Nascimento. A docente começou a atuar no programa em 2022, e ficou encantada com esta forma de mediar o aprendizado das crianças e proposta de trabalho. Já sobre a formação, a coordenadora afirma que habitação foi enriquecedoras, pelas trocas de experiências, de aprendizados e de vivências. “Desde o começo da capacitação, evoluí muito como pessoa e como profissional e, então, sou muito grata por esta oportunidade”, salienta a educadora.
 

Publicidade
Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU