PUBLICIDADE
9 - Seen Experience

Dados preocupantes

Números também são preocupantes em nível estadual, pois o RS tem mais de 2,6 mil pessoas infectadas

Publicado em 21/05/2020.

Por:



11 - Razia

Do mês de janeiro ao início de maio, o Rio Grande do Sul já contabiliza 2.649 casos de dengue, o maior número de confirmações desde 2011. Destes mais de 2,6 mil casos, 2.281 são autóctones, ou seja, foram contraídos dentro do próprio Estado.

Até o momento, a região que concentra o maior número de casos é a Noroeste, que já registrou quatro mortes pela doença. Cinco cidades lideram o ranking, entre elas está o município de Três Passos – 420 pessoas infectadas –, que é abrangido pela 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que tem sede em Frederico Westphalen.

Semanalmente, a equipe da 19ª CRS divulga os dados de sua área, que ao todo soma 26 municípios, e os novos números assustam – 703 casos confirmados da doença.

Mesmo com diversas ações e trabalho das pastas de Saúde de cada cidade em parceria com a equipe da regional, os números não param de subir, já que na semana passada eram 670. O ranking segue com o município de Três Passos no topo, seguido de Palmitinho – que agora já contabiliza 122 casos – e Taquaruçu do Sul – 58 pessoas infectadas.

 

Ações e novos casos

O secretário de Saúde de Taquaruçu do Sul, Ivan Albarello, afirma que a pasta busca orientar os munícipes para que os altos números de contágio sejam evitados. “Após a suspeita da doença, a Secretaria da Saúde realizou diversas ações para combater o Aedes aegypti. Dentre as atividades de conscientização estão as entrevistas em rádios, matérias em jornais ou sites, distribuição de fôlderes, visitas domiciliares pelos agentes de endemias, agentes comunitárias da saúde e realização de fumacês nas ruas da cidade”, destaca Albarello.

Assim como em Taquaruçu do Sul, outros municípios da região seguem realizando e colocando em prática as atividades de conscientização, com o intuito de evitar a proliferação de larvas do mosquito transmissor da doença.

Desde a última quarta-feira, 13, já contabilizam 27 novos casos na região, entre eles, o primeiro no município de Seberi, que, segundo a pasta de Saúde, trata-se de um caso importado, ou seja, o paciente foi contaminado em outra cidade. Além destes, mais dois casos suspeitos são monitorados no município.

Já Boa Vista das Missões, que faz parte da área de abrangência da 15ª CRS, com sede em Palmeira das Missões, mas está na região de alcance do jornal O Alto Uruguai, são 26 casos confirmados. “Mesmo com estes números, já estamos há três semanas sem registros de casos suspeitos”, afirma o prefeito Carlos Bueno.

 

 

Casos na 19ª CRS

Três Passos – 420

Palmitinho – 128

Taquaruçu do Sul – 58

Bom Progresso – 37

Liberato Salzano – 22

Frederico Westphalen – 18

Tenente Portela – 9

Esperança do Sul – 8

Erval Seco – 1

Tiradentes do Sul – 1

Seberi – 1

 

 

Texto: Cíntia Henker

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel