PUBLICIDADE
09 - JBS Gif

Criatividade

Período de quarentena inspirou Joana Berwanger a criar site que conecta destinatários a remetentes

Publicado em 22/05/2020.

Por:



11 - Razia

O distanciamento social inspirou a criação de um projeto em Porto Alegre, que aposta em uma forma de comunicação que, para muitos, pode ter caído em desuso, as cartas. A jornalista Joana Berwanger e a arquiteta Julia Roizemberg criaram o projeto “Cartas na Pandemia”, lançado nesta semana, que já conta com mais de 20 inscritos. As duas promovem a aproximação de pessoas pela comunicação clássica da escrita em cartas de papel enviadas pelos Correios.

Joana explica que o objetivo é se manter perto, ainda que longe em meio à pandemia. “Eu sinto muita falta de contato humano. Na carta, se pensa em como a pessoa escreveu aquilo, tem a questão da caligrafia, é única, cada linha é única, aquele momento que você escreve com aquele sentimento, não consegue repetir ", diz a jornalista.

As idealizadoras atentam para as medidas de prevenção ao Covid-19 no momento da postagem das cartas, como estar com as mãos higienizadas na hora de escrever as cartas e durante todo o processo, até a postagem.

 

Como funciona

O projeto foi lançado na quarta-feira, 20, e já conta com mais de 20 inscritos, que são divididos entre destinatários e remetentes. Inicialmente, Joana, que é de Porto Alegre, postou a ideia no Twitter e recebeu o apoio da amiga arquiteta Julia Roizemberg, do Rio de Janeiro.

O “Cartas para Pandemia” seleciona remetentes e destinatários pelo seu site próprio. Os interessados em participar preenchem um formulário e escolhem a categoria que preferem, mandar ou receber cartas. As responsáveis pelo projeto fazem a curadoria, enviam os dados do remetente para o destinatário, que fica responsável pela postagem nos Correios. Joana ressalta que os participantes assinam um termo de confidencialidade sobre os dados recebidos.

O próximo passo é fazer uma breve descrição sobre o que faz, do que gosta, para que seja possível identificar o destinatário ou remetente que tenha alguma conexão, então as pessoas são conectadas, a carta é escrita e enviada.

 

*Com informações do g1.globo.com

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Teste Grátis
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica