PUBLICIDADE
9 - Seen Experience

Coronavírus

Software desenvolvido por gaúchos simula evolução dos casos de Covid-19

Publicado em 27/05/2020, última alteração em: 27/05/2020 08:49.

Por:



11 - Sicoob

Um simulador criado para análise e previsão da evolução da pandemia da Covid-19 foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). De forma gratuita, os usuários podem realizar pesquisa de cidades e regiões, a partir de parâmetros inseridos na interface do software, como número de habitantes, casos confirmados, recuperados e óbitos. Os resultados são apresentados na forma de dados e gráficos.

O software permite simular diferentes situações de controle pandêmico e pode, por exemplo, informar a limitação de circulação dos habitantes de determinada região e observar que as curvas de evolução dos casos têm atenuação. Segundo os pesquisadores responsáveis, o modelo apresentou bons resultados na comparação com dados reais de diversas localidades, e se contar com parâmetros que forem informados corretamente, pode fornecer uma primeira noção sobre a evolução pandêmica para tempos futuros, o que poderia servir como parte de um estudo mais aprofundado sobre a pandemia na cidade ou região de interesse do usuário.

Em artigo publicado, os pesquisadores Carlos Rocha, do campus Rio Grande do IFRS, e Sebastião Gomes, do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Furg, destacaram ainda que foi verificado que a taxa de crescimento da doença era variável ao longo do tempo. "Essa variação se deve, principalmente, a mudanças impostas ao percentual de circulação da população. Por exemplo, uma diminuição do percentual de circulação acarreta uma diminuição da densidade populacional de expostos ao vírus, provocando, consequentemente, uma diminuição no parâmetro taxa de crescimento”, atestam.

Essa constatação reforça a importância da conscientização sobre o distanciamento social. A ideia é que o simulador seja utilizado por órgãos públicos, como mais uma ferramenta de apoio à tomada de decisão.

 

Em FW

Utilizando o software, a reportagem do jornal AU realizou uma simulação para os próximos 60 dias, utilizando os dados oficiais divulgados até a manhã de ontem, 26. Sendo 28 casos confirmados e 11 curados, com o número de 31,3 mil habitantes no município (estimativa do IBGE 2019), os resultados obtidos com a mudança do percentual de isolamento da população são bastante significativos, sendo um total de 406 casos positivos para 50% de isolamento e 14.505 casos confirmados se não houver nada de isolamento.

Mais simulações podem ser realizadas instalando o software gratuitamente pelo site  http://sites.riogrande.ifrs.edu.br/simcovid/.

 

                  Resultado para os próximos 60 dias com 50% de isolamento social
 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica