PUBLICIDADE
9 - Seen Experience

Educação

Aulas on-line ministradas por professores da instituição proporcionam conhecimento à comunidade regional

Publicado em 29/05/2020.

Por:



11 - Razia

Desde que as aulas em todo território nacional foram suspensas, devido à pandemia do novo coronavírus, escolas e demais instituições de ensino precisaram se adaptar às novas regras.

Na região, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Frederico Westphalen – que completou 28 anos de atuação na terça-feira, 19 – encontrou uma forma de aproximar não somente professores e alunos, mas sim, proporcionar conhecimento à toda a comunidade da região.

É por meio de lives pelo Facebook da URI/FW, que há cerca de um mês, docentes ministram aulas sobre diversos assuntos. “Tivemos uma reunião na semana passada, e entendemos que para o primeiro mês de atividades alcançamos mais 60 mil visualizações, o que mostra o caráter informativo e educativo deste conteúdo on-line”, explica a diretora-acadêmica da instituição, a professora Elisabete Cerutti.

 

Uma nova realidade

Diante disso, a universidade tem se adaptado para disponibilizar conteúdos e proporcionar o processo de aprendizagem a estudantes de toda região.

Para Bruno de Borba, 17 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio no Instituto Estadual de Educação 22 de Maio, de Palmitinho, as aulas on-line têm o auxiliado bastante.

– Devido à pandemia da Covid-19, a rotina estudantil precisou se adaptar ao distanciamento social. Por isso, estamos recebendo atividades a distância, porém muitas são as dúvidas sobre os conteúdos e as lives da URI estão me ajudando a compreender melhor os assuntos. Consigo sanar minhas dúvidas e, consequentemente, preparando-me melhor para o Enem e posteriormente vestibulares que pretendo prestar – destaca o aluno.

Além dos estudantes, professores de escolas de diversos municípios acompanham as aulas, como é o caso da vice-diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Olímpio Garibaldi Villarinho, de Sagrada Família, Clarice Koch Tasso. Segundo a docente, as lives têm uma importância fundamental, já que se vive um momento de reconstrução de conceitos, onde o ensino presencial será híbrido e a necessidade de inovação na maneira de ensinar e aprender deve ser revista por todos.

– Nós, professores, deveremos adotar novas posturas e os alunos deverão ter autonomia em aprender. As lives, sendo públicas, de conhecimento dos docentes, discentes e familiares, extrapola as quatro paredes da sala de aula. É o conhecimento chegando à comunidade, e é a universidade mais perto do povo, cumprindo sua missão. Cabe a cada um saber usar esse recurso e aprofundar o conhecimento disponível – afirma Clarice.

 

Novas etapas

Ainda, segundo Elisabete Cerutti, a ideia é dar continuidade a estes produtos digitais oferecidos pela universidade. “Temos novas etapas que aproximam a instituição da comunidade, mas principalmente do segmento educação, uma vez que tanto professores, quanto alunos estão envolvidos com estes conteúdos. Certamente, novos produtos digitais estarão amparados dentro desta linha de trabalho. Seguimos confiantes que estes produtos fortalecerão metodologias relacionadas às atividades remotas”, finaliza.

 

 

Acompanhe as lives pelas redes sociais da URI/FW

Facebook – URI/FW

Instagram – @urifw1

YouTube – URI Câmpus Frederico Westphalen

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica