PUBLICIDADE
9 - Seen Experience

GERAL

Sequência de encontros virtuais segue durante as próximas semanas com outras instituições e grupos representativos de Frederico Westphalen

Publicado em 31/07/2020, última alteração em: 31/07/2020 14:07.

Por:



11 - Razia

Durante o mês de julho, os integrantes da Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviço de FW (ACIFW) – entidade que conduziu a construção coletiva do documento – deram sequência à agenda de reuniões online para a apresentação do Plano de Desenvolvimento para entidades e instituições representativas de Frederico Westphalen. O Plano, que reúne objetivos e estratégias para a gestão do município e tem o propósito de servir de base para a futura gestão utilizar e comprometer-se com este processo de construção coletiva da comunidade, foi apresentado no dia 02 de julho aos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/RS subseção FW, via videoconferência. No dia 09 de julho, os coordenadores do Plano reuniram-se virtualmente com representantes da Associação Brasileira de Odontologia, subseção FW, da Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de FW, do Conselho de Arquitetos e Urbanistas - CAU e do Núcleo FW do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/FW. Já no dia 28, a reunião online aconteceu com os representantes da Associação Médica de Frederico Westphalen – AMEFRE e os Clubes de Serviço: Rotary Club Barril, Rotary Club Colina, Rotary Club Frederico, Rotaract, Lions Clube e Léo Clube.

Nos encontros online, os coordenadores do Plano e também diretores de planejamento da ACIFW, o Prof. Doutor em Agronegócio e vice-diretor da UFSM/FW, Igor Senger, e o Prof. Doutor em Desenvolvimento e Diretor Administrativo da URI/FW, Ezequiel Albarello, explicaram a metodologia, as etapas, a agenda de reuniões e demais informações importantes sobre o processo, que recebeu e seguirá recebendo a contribuição e revisão de toda a população que queira participar.

Os integrantes da ACIFW também foram convidados para apresentarem o processo de elaboração do Plano pelo prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva, e pela ACISA de Trindade do Sul, seguindo todas as recomendações sanitárias da bandeira laranja vigente nos municípios. As reuniões contaram com a presença de lideranças comunitárias, que aproveitaram a ocasião para realizar questionamentos aos representantes da ACIFW quanto a detalhes da formulação do plano e também sobre a possibilidade de consenso que vem sendo construída no município frederiquense.

Construção do Plano de Desenvolvimento

A fase 1 do Plano de Desenvolvimento para Frederico Westphalen encerrou-se no mês de junho e contou com a participação de dezenas de voluntários ao longo de oito meses de reuniões. O grupo de trabalho engloba frederiquenses das mais variadas entidades e instituições, gestores públicos, professores e profissionais ligados a cada um dos 9 Eixos Temáticos, além de lideranças empresariais e políticas. Ao todo, mais de 180 instituições e entidades representativas foram convidadas a participar, além da comunidade geral, o que reforça a importância e representatividade dos temas debatidos e apresentados no documento.

O Plano já foi apresentado ao prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, ao presidente da Câmara de Vereadores, João Vendruscolo, e aos líderes dos partidos que já declararam apoio ao Plano. A versão preliminar do Plano de Desenvolvimento já está disponível online no site da acifw ou solicitado diretamente na entidade pelo telefone (55) 3744.4244 ou e-mail [email protected].

 

Atualização continuada e próximos passos

Mesmo com a base do Plano sendo entregue oficialmente às lideranças e à sociedade frederiquense, o documento seguirá sendo revisado através da contribuição constante da comunidade. Está prevista a retomada gradual das reuniões de debate de cada eixo temático com a participação da população, de forma online ou presencial, conforme determinações dos decretos municipais.

 

Criação do Conselho

Conforme previsto no projeto de construção coletiva do Plano de Desenvolvimento, será formado um Conselho que irá acompanhar a aplicação do trabalho apresentado e auxiliar a futura gestão nos ajustes necessários para acompanhar as mudanças de cenário, como o econômico por exemplo. O Conselho, com caráter consultivo, será formado por voluntários participantes das reuniões de elaboração do Plano, já que será responsável por orientar a gestão municipal a partir do propósito construído pela comunidade.

 

*Com informações da ACIFW

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica