PUBLICIDADE
09 - Consulta Popular

Histórias de inspiração

Waldir Kussler formou seus três filhos e desde o começo do ano está estudando Administração na URI/FW

Publicado em 12/08/2020.

Por:



11 - URI Vestibular

O Dia do Estudante foi comemorado na terça-feira, 11. Todos os anos, para lembrar a data, o jornal O Alto Uruguai compartilha exemplos de pessoas da nossa região que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal, independentemente da idade. Nesta edição, vamos contar a história do agricultor de Erval Seco, Waldir Kussler, de 63 anos, que retornou às salas de aula após mais de quatro décadas.

Kussler nasceu em Ibirubá, onde seguiu os passos dos pais, ajudando a família nos trabalhos do campo. “Estou há 48 anos na profissão de agricultor, sendo os últimos 37 anos trabalhando para mim. Antes disso, ajudava meus pais lá em Ibirubá”, conta.

Em meio a uma infância difícil, onde o trabalho na agricultura era pesado e exigia bastante tempo e esforço, o ibirubense lembra que apenas conseguiu cursar o antigo primeiro grau (hoje, ensino fundamental). “Eu tinha somente até a oitava série, pois na época eram tempos difíceis para quem morava no interior”, recorda.

O retorno às salas de aula

Em agosto de 1983, Kussler veio morar em Erval Seco, onde adquiriu uma fazenda, após anos de muito trabalho, dedicação e persistência. Neste meio termo, a volta aos estudos era programada, mas acabava sempre sendo adiada por um ou outro motivo. Primeiro veio a formação dos três filhos, Rafael Kussler, que é engenheiro-agrônomo; Fernando Kussler, técnico em Agropecuária; e Arieli Kussler, médica-veterinária. Hoje, os três filhos trabalham na fazenda junto com o pai. “Era para voltar a estudar quando desse, e nisso se passaram 45 anos. Retornei em 2019, fazendo o Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Erval Seco, e posteriormente, no início de 2020, ingressei na URI/FW, cursando Administração”, relata.

Confira a reportagem completa na edição impressa do jornal AU desta quarta-feira, 12

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica