PUBLICIDADE
09 - Consulta Popular

Saúde pública

Coletiva de imprensa foi realizada na manhã desta quinta-feira, 3, com o objetivo de trazer orientações para a comunidade

Publicado em 03/09/2020, última alteração em: 15/09/2020 13:45.

Por:



11 - URI Vestibular

Com o intuito de explicar a situação epidemiológica de Seberi com relação ao novo coronavírus, e orientar a população sobre os protocolos de atendimento adotados no município, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 3, uma coletiva de imprensa na Câmara de Vereadores. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na oportunidade, as médicas Gilian Gonzalez e Natália Braga, as enfermeiras Greici Tolotti e Gracielli Ana Miotto, e o procurador do município, Jan Novakowski, buscaram esclarecer dois pontos principais. O primeiro se relaciona aos protocolos de testagem do vírus, onde foi orientado que a população assintomática, que teve contato com um paciente positivo, busque atendimento para realizar o teste apenas 10 dias após esse contato. E em caso de pacientes sintomáticos, a orientação é que a pessoa busque atendimento entre o terceiro e o quinto dia. “A carga viral tende a ser maior nesse período, por isso pedimos para as pessoas que entendam que temos dias para coletar, se anteceder ou passar muito dos dias adequados, a chance de dar um resultado falso-negativo é maior”, explica Greici.

 

Protocolos de distanciamento devem ser seguidos

O segundo ponto principal da coletiva foi destacado por Novakowski, que explicou a elaboração de um documento oficial em relação aos protocolos de prevenção do vírus. Ele explica que isso aconteceu em razão de que algumas pessoas que receberam diagnóstico positivo do município procuraram realizar por conta própria um novo teste em laboratório, para contrapor o resultado. “Por ser um teste oficial, a administração vai ter superioridade sobre um ato particular. Ao ser diagnosticado positivo, o paciente não pode abandonar o protocolo de distanciamento do município só porque ela realizou outro teste em laboratório que deu negativo”, explica.

Desta forma, a administração irá notificar todas as pessoas que se dirigirem ao Posto de Saúde, para realizar testes da Covid-19. E caso a pessoa não siga as orientações de isolamento, o município poderá entrar com processo judicial, ou até mesmo, contatar o Ministério Público.

 

Confira mais informações na edição impressa deste sábado, 5.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Mega Turismo