PUBLICIDADE
9 - coronavírus

Boletim epidemiológico

Com alto investimento em testagem e maior diagnóstico de pacientes, município trabalha para quebrar a cadeia de transmissão do vírus

Publicado em 16/09/2020.

Por:



11 - Em Cena - Centro de dança

A Secretaria de Saúde de Seberi esclareceu, nesta semana, alguns pontos relacionados aos números da Covid-19 no município. A principal questão se refere ao número de pacientes com a doença ativa, isso porque na região de abrangência do jornal O Alto Uruguai, Seberi é um dos municípios que apresenta maior incidência no número de casos ativos.

Entenda

A médica Nathália Braga Gomes e as enfermeiras Greici Kelli Tolotti e Gracielli Ana Miotto explicaram que o aumento de casos ativos se dá por meio do aumento de pacientes testados no município. “Temos um número alto de casos ativos, porque o município investiu muito em testagem”, explica Greici. Além disso, foi salientado que o Ministério da Saúde deixou de destinar testes rápidos aos municípios, desta forma, Seberi passou a receber apenas o exame do RT-PCR (teste do cotonete). Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde estudou a eficácia de diversos testes, buscando solicitar que a administração adquirisse testes rápidos de qualidade. “Estudamos um teste com registro e especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e ele se comprovou na prática que era muito bom”, argumenta Gracielli.

Com a compra de novos testes, os números de pessoas testadas aumentaram e, consequentemente, os números de casos positivos também. “Não é ruim aparecer os casos positivos, é bom que apareça. Isso quer dizer que estamos testando as pessoas e controlando o vírus, isolando os pacientes”, salienta a enfermeira Greici.

A equipe ainda explica que na terça-feira, 15, os testes rápidos adquiridos pelo município acabaram, e por isso os números de casos ativos poderão ter uma estabilidade nesta semana. “Vocês vão perceber que vai diminuir o número de casos no boletim dessa semana, porque não vamos estar testando e diagnosticando, pois estamos esperando vir os testes”, frisa a enfermeira.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica