PUBLICIDADE
09 - Consulta Popular

Lisandra Girardello

"Por gostar e me identificar com a escrita resolvi produzir este meu primeiro livro"

SET

Publicado em 10/10/2020, última alteração em: 14/10/2020 09:50.

Por:



11 - URI Vestibular

Quando os filhos recebem a notícia de que a mãe começou a desativar o órgão mais importante do corpo humano – o cérebro –, eles sabem que não há mais volta. Sabem que daí em diante terão que se unir para enfrentar a doença de Alzheimer. Foi aí então, com a intenção de ajudar quem vive nesta situação e para mostrar o poder que tem o amor e união da família, que a frederiquense Lisandra Girardello resolveu escrever o livro “Uma viagem afetiva ao país da memória”.

– Por gostar e me identificar com a escrita resolvi produzir este meu primeiro livro. Iniciei com um blog, mas as pessoas começaram a se emocionar, a se identificar, e a partir daí a me incentivar a transformar aqueles relatos em um livro. É uma obra que fala sobre amor, paciência e união. Uma família reunida em torno da protagonista Agnese, minha mãe, a qual foi acometida pela doença de Alzheimer, perdendo pouco a pouco todas as memórias. Uma família tentando lhe dar o máximo do amor que ela mesma havia espalhado durante toda sua vida. São histórias verídicas narradas de uma maneira carinhosa e emotiva – conta a escritora.

 

A autora

Lisandra Girardello, filha de Leônidas Girardello e Agnese Rubin Girardello, nasceu em Frederico Westphalen, cidade onde tem seus familiares até hoje e visita frequentemente, mas ela, por conta da vida profissional, reside em Passo Fundo. A autora de “Uma viagem afetiva ao país da memória” além de ter estudado no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, é formada em Letras pela Fesau, hoje URI/FW, e em Direito pela Universidade de Passo Fundo (UPF). “Sempre busquei aperfeiçoamento na área do Direito, mas nunca deixei de lado minha grande paixão, que é a literatura. Exerci os cargos de oficial escrevente, oficial ajudante e escrivã nas cidades de Passo Fundo, Palmeira das Missões e Lagoa Vermelha. Agora, encerradas minhas atividades no judiciário, me dedico a tarefas que me dão prazer, como viajar, fotografar e escrever”, destaca a frederiquense.

 

Desistir jamais

Assim como muitas histórias de uma época difícil, a de Lisandra, na adolescência, é mais uma que ela recorda. Uma vida marcada por dificuldades, mas que fizeram ela correr atrás dos seus objetivos e jamais desistir dos seus sonhos.

– Comecei a trabalhar desde cedo em Frederico Westphalen, pois minha família viveu uma época difícil financeiramente. Então, desde os 13 anos trabalhei, mas nunca deixei de focar nos estudos, pois sabia que só por meio deles eu teria um futuro melhor. Uma das nossas características é a capacidade de fazer planos de futuro e sonhar com dias melhores. Idealizamos como vamos estar daqui a alguns anos, o que pretendemos estar fazendo, e em que estaremos trabalhando. Tudo é possível, mas a gente precisa batalhar, estudar muito para chegar onde almejamos. Desistir jamais – diz a escritora.

 

Amor e união

Agnese, que sempre foi a heroína da família Girardello, recebeu o diagnóstico de Alzheimer por volta dos 85 anos. A doença veio silenciosa e, lentamente, os filhos precisaram conviver com algo que foi “roubando” aos poucos a matriarca. “Conviver com as mudanças não foi fácil, mas a nossa mãe Agnese nos ensinou uma verdadeira lição de amor e paciência todos os dias. Nos apoiamos em todos os momentos, nos dedicamos a ela assim como sempre fez por todos nós. Com amor e união fomos superando essa fase difícil em nossas vidas, mas que ficará marcada pela linda história de uma mulher, que mesmo acometida de uma enfermidade tão triste como o Alzheimer, nos deixou eternas lições”, frisa.

 

Lançamento

O livro “Uma viagem afetiva ao país da memória” foi lançado em março deste ano, em Passo Fundo. O lançamento da obra também estava programado para acontecer em FW, mas devido às medidas de prevenção ao coronavírus precisou ser adiado, porém quem quiser saber mais sobre essa história pode contatar com a autora pelas suas redes sociais ou pelo WhatsApp (54) 9.9994-4494.

Texto: Suseli Cristo

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel