PUBLICIDADE
9 - coronavírus

Maria Angela Santi Dalbianco

Conheça a história de Maria Angela Dalbianco, de Jaboticaba

Publicado em 16/11/2020.

Por:



11 - Girassol

O sonho de um grupo de mulheres, idealizado desde o ano passado, tornou-se realidade em 2020. No dia 10 de junho, foi fundada em Jaboticaba, a Associação Liga Feminina de Combate ao Câncer, uma entidade formada por voluntárias, com a finalidade preventiva para a sociedade e assistencial a homens, mulheres e crianças acometidos pela doença.

– Criar a Liga em Jaboticaba era o sonho de muitas mulheres há um bom tempo, mas devido à vida corrida de cada uma ia sendo adiado. Em setembro de 2019, em uma conversa entre a Angela Chierentin e eu, resolvemos colocar em prática. Convidamos mais algumas amigas e entramos em contato com a Neide Rigon, presidente da Liga de Boa Vista das Missões, para nos orientar, com a qual tivemos muitos encontros. Em meados de 2020, tivemos contato com a Liga de Frederico Westphalen, com a presidente Elisabete, que também se dispôs a nos ajudar. Cada uma do pequeno grupo foi divulgando e convidado suas amigas e fomos crescendo. Queríamos ajudar ao próximo, aí em junho deste ano, oficialmente, fundamos a nossa tão sonhada entidade – conta Maria Angela Santi Dalbianco, que ocupa o cargo de presidente.

 

A presidente

Maria Angela Santi Dalbianco tem 53 anos, é natural de Palmeira das Missões, mas reside na Vila Trentin, em Jaboticaba. Com ensino superior, pós-graduada em Gestão Escolar, aposentou-se como professora e hoje, além do trabalho voluntário, dedica-se ao esposo, Izaldo Angelo Piccin Dalbianco, aos filhos, Natanael, Natássia e Nícolas, e aos netos, Mariana e Valentin.

– Fui professora por 33 anos, penso que profissionalmente cumpri com minha missão, agora quero me dedicar para a família e ajudar ao próximo. Após minha irmã e minha mãe passarem pelo câncer de mama e amigas muito jovens perderem a batalha para essa doença, senti que precisava fazer algo para ajudar as pessoas que enfrentam isso. Este passou a ser meu projeto pessoal, o trabalho voluntário, o qual está se concretizando com a Liga – frisa Maria Angela. 

 

Unidas no mesmo objetivo

Mesmo sendo uma entidade “jovem”, com apenas cinco meses, a Liga de Combate ao Câncer de Jaboticaba vem trabalhando aliada ao objetivo conjunto do grupo de 69 voluntárias, que diariamente dedicam-se àquelas pessoas que precisam, seja por meio de ações ou simplesmente com uma palavra de carinho e conforto. “É um desafio muito grande dar início a um projeto, surgem muitas dificuldades que temos que saber contornar, mas o grupo é muito bom, de mulheres guerreiras, dispostas a colaborar. A Liga foi criada em meio a uma pandemia, mas mesmo assim estamos recebendo apoio da comunidade, conseguimos uma sala comercial, sem ônus de aluguel para a sede e abertura do brechó, o qual divulgaremos posteriormente quando estiver pronto para abertura. Iniciamos como associação, mas no próximo ano pretendemos nos filiar à federação. Estamos unidas no mesmo objetivo”, explica a presidente.

 

Ações

As ações da Liga de Jaboticaba são desenvolvidas em apoio ao portador de câncer, priorizando os de baixa renda, como também atuando preventivamente junto à comunidade, informando e conscientizando, promovendo a saúde e a qualidade de vida. “Já realizamos nossas primeiras ações, simples, mas com muito carinho. No dia 3 de outubro, surpreendemos a comunidade, pois antes do amanhecer enfeitamos o comércio local com balões e mensagens de autocuidado, prevenção e apoio ao Outubro Rosa, e no decorrer da manhã foram distribuídas mudas de flores para as mulheres que circulavam pelas ruas. Com o apoio do Hospital Santa Rita e da Secretaria da Saúde fizemos a divulgação de um vídeo com a médica mastologista Analuiza Savaris. Agora, para o Novembro Azul, estão sendo programadas algumas entrevistas com médicos para conscientizar sobre o câncer de próstata”, lembra Maria Angela, destacando também que o grupo está organizando um brechó, para o qual estão aceitando doações.

 

Diretoria

Além da Maria Angela como presidente, integram a diretoria da Liga a Angela Graciani Cherentin Dall Bianco (vice-presidente); Ivanete de Castro Martins (primeira-secretária); Márcia Andréia Trentin Immich (segunda-secretária); Maria Eduarda Morlin (primeira-tesoureira); Márcia Amaral Silva (segunda-tesoureira); Rejane Dalbianco Degrandi, Ediana Trentin Moro e Leia Teresa Piovesan (titulares do Conselho Fiscal); as suplentes Vandira Maria Stefanello Silva, Marlei Turra Gandin e Vania Fassini; e Gerusa Binoto Piaia (comunicação).

– Queremos crescer ainda mais, por isso fica o convite para todos que quiserem e puderem ajudar este belo projeto, de uma forma ou outra. A Liga está aberta para novas voluntárias e também parcerias com o comércio local e com profissionais que queiram disponibilizar de algum tempo para ajudar o próximo – finaliza Maria Angela.  

Texto: Suseli Cristo

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Mega Turismo
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel