PUBLICIDADE
9 - coronavírus

Aline Ferrari Caeran

Aline Ferrari Caeran é a única mulher a ocupar uma cadeira na Câmara de FW neste pleito, marcando uma nova história no Legislativo frederiquense

Publicado em 12/01/2021.

Por:



11 - Girassol

O ano de 2020, sem dúvidas, ficará marcado. Porém, entre tantas incertezas, também foi um período de importantes decisões, de renovações, especialmente na área política.

No dia 15 de novembro, as pessoas foram às urnas para escolher os seus representantes, e muitos Poderes Executivo e Legislativo foram renovados para dar continuidade aos trabalhos a partir deste ano de 2021. Em Frederico Westphalen, a Câmara de Vereadores também terá uma nova história a partir de agora, que será marcada pela representatividade feminina da única mulher eleita na cidade.

Aline Ferrari Caeran, do Progressistas, fez 641 votos, e entra na Câmara de Vereadores para somar, para ser uma vereadora atuante e comprometida com o bem-comum e o interesse público. “Cumprirei todas as funções inerentes ao cargo de vereadora que ocuparei. Contudo, destaco que exercerei com muita dedicação e responsabilidade as funções de fiscalizar o Poder Público e estar inserida nas comunidades para indicar ao gestor público municipal as demandas que são necessárias. Quero deixar um legado bom para Frederico Westphalen e mostrar a toda a comunidade que nossa cidade merece respeito e políticos comprometidos, que exerçam os seus cargos com honestidade e ética”, destaca Aline.

 

A nova vereadora

Aline Ferrari Caeran tem 30 anos, é natural de Frederico Westphalen, filha de Antonio Carlos Caeran e Cecilia Maria Ferrari Caeran, e tem um irmão, o Alex. Graduada em Direito pela URI/FW, tem pós-graduação em Ciências Penais pela Anhanguera – Rede de Ensino LFG, pós-graduação em Direito Material e Processual do Trabalho pela URI/FW, é mestre em Direito pela URI/Santo Ângelo, e atualmente está cursando Doutorado em Educação, também pela URI/FW.

Desde 2016, Aline é professora universitária na URI/FW, exercendo a docência nas áreas de Direito Empresarial, Direito Financeiro e Direito Civil. Também exerce a advocacia desde 2013, nas áreas de Direito Empresarial, Trabalhista e Civil.

 

Carreira política

No primeiro semestre de 2019, Aline foi diretora da Câmara de Vereadores de FW, ocasião em que, logo que deixou o cargo, decidiu se filiar ao Progressistas. “Nunca havia sido filiada a partidos políticos, contudo, fiz a minha escolha partidária tendo em vista a atuação das pessoas vinculadas ao Progressistas e por compactuar com a ética do referido partido. Posteriormente a isso, recebi o convite, 20 dias antes do pleito eleitoral, para ser candidata. Confesso que foi uma surpresa, contudo, após um diálogo com os meus familiares, decidi me desafiar e aceitar. Aceitei por entender que a política de FW precisava de uma renovação, com pessoas que estejam dispostas a exercer com seriedade, comprometimento e honestidade os cargos políticos. Ademais, penso que tendo formação da área jurídica posso contribuir muito com o nosso município ao ocupar uma cadeira no Legislativo. E, também, não posso esquecer de citar o fato de considerar muito importante a inserção da mulher na política”, frisa Aline, comentando também o fato de ser a única mulher eleita em FW.

– É uma enorme responsabilidade ter sido a única mulher eleita. Sinto-me muito feliz e honrada, sendo que me dedicarei à função com o comprometimento de ser uma vereadora atuante. São poucos os partidos políticos que efetivamente dão espaço para uma representatividade feminina na política, e sinto-me orgulhosa em dizer que o Progressistas é um desses. Considero muito importante a participação das mulheres na política, bem como em todos os segmentos sociais. Contudo, a nossa sociedade ainda vislumbra a política como um ambiente muito masculino e essa cultura precisa ser rompida. Nós temos muitas mulheres que já se mostraram grandes lideranças e exemplos de competência. Portanto, lugar de mulher é onde ela quiser. Eu acredito na força e na capacidade das mulheres – complementa.

 

Pluralidade partidária

Para este ano em que inicia na política, Aline espera estar em sintonia com os demais colegas vereadores. “Espero que estejamos todos comprometidos com o interesse público. Tenho um ótimo relacionamento com os meus colegas de bancada, bem como sou amiga de muitos outros eleitos e que ocuparão uma cadeira. É necessário que no Poder Legislativo tenhamos um diálogo com todos os colegas e muita união para que FW possa crescer e se desenvolver. Sou extremamente contra as ‘rixas partidárias’ que ocorrem e promovem discussões ofensivas entre nossos representantes. Precisamos ter um diálogo respeitoso e construtivo, pensando no desenvolvimento da nossa cidade. A pluralidade partidária é muito importante. A minha inserção na política é para contribuir com tudo aquilo que for necessário e bom para o desenvolvimento e crescimento de Frederico Westphalen. Quero honrar as 641 pessoas que acreditaram no meu trabalho e nas minhas propostas”, finaliza.

Texto: Suseli Cristo

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.