Covid-19

Pela segunda semana consecutiva, maior parte do Estado permanece com alto risco epidemiológico

Publicado em 15/01/2021, última alteração em: 18/01/2021 09:23.

Por:



11 - Girassol

O mapa preliminar da 37ª rodada do sistema do Distanciamento Controlado manteve a região de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen na bandeira vermelha. A exemplo das semanas anteriores, a região ficou classificada na categoria “alto risco epidemiológico” para Covid-19, assim como a grande maioria das áreas do Estado. Das 21 regiões Covid, apenas uma, Caxias do Sul, recebeu bandeira laranja.

Além de Caxias do Sul, as mudanças de classificação ocorreram nas regiões de Ijuí e Santa Rosa, que estavam na bandeira laranja. A nova regra, desde a 35ª rodada, garante bandeiras de risco alto e altíssimo (vermelha e preta) quando a região tem elevada quantidade de novas hospitalizações de pacientes confirmados com Covid-19 (conforme a região de residência do paciente) e, ao mesmo tempo, está inserida em uma macrorregião com baixa capacidade hospitalar.

De acordo com o mapa preliminar da 37ª rodada, 448 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 10,1 milhões de habitantes, o que corresponde a 89,5% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes).

Desses, 157 municípios (658,3 mil habitantes, 5,8% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Clique aqui e acesse a lista de municípios que se encaixam na Regra 0-0

As associações regionais e, excepcionalmente, os municípios que desejarem enviar pedido de reconsideração ao mapa preliminar têm prazo de 36 horas para enviar sua solicitação ao governo. O formulário online ficará disponível até as 6h de domingo (17/1) no link https://forms.gle/XuQdbcjw6VpXUFxT7.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.