Turismo

Ideia surgiu em 2018 e logo em 2019 foi posta em prática, com o propósito de evidenciar ainda mais as belezas que o município

Publicado em 20/01/2021, última alteração em: 25/01/2021 10:35.

Por:



11 - Girassol

A partir da parceria entre Emater-RS/Ascar, Sicredi e Administração de Iraí, o “Caminho Águas e Matas” é a consolidação do Programa de Turismo Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), na cidade. A ideia surgiu em 2018, e logo em 2019 foi posta em prática, com o propósito de evidenciar ainda mais as belezas que o município possui, além de ser uma maneira de impulsionar o turismo na região.

Segundo a extensionista rural social da Emater, Vanessa Dal Canton, a Emater trabalha o turismo em vários municípios da região e do Estado. “Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da atividade, valorizar aspectos culturais e promover a integração dos meios rural e urbano, contribuindo para a consolidação da atividade como fonte de emprego e renda às famílias rurais. É para vocês, famílias, que o nosso trabalho é realizado”, frisa Vanessa.

Atualmente, o roteiro compreende 12 pontos turísticos de Iraí, como o Sítio Canto das Aves, Casa do Pastor, Hortaliças Krebel, Igreja Nossa Senhora da Salete, Mangiare Sapore d’Itália, Capitel Santo Expedito, Recanto da Natureza, Sítio Novo Amanhecer, Sítio Esperança e Mirante do Lorenzo.

Ficou interessado no roteiro? Confira o passeio completo:

Sítio Canto das Aves: A propriedade do casal Nilce Inês Machado e Jacob Ivo Machado é recheada de atividades para toda família: Pedalinho, pesca esportiva, escolinha de pesca para as crianças, chalé, espaço com churrasqueiras e comercialização de cestas de piquenique e geléias artesanais.

Casa do Pastor: Casa de arquitetura suíça habitada pelo conhecido pastor da cidade. A proprietária Edela Heydet Wartschow preserva a identidade do local. Na casa, também é possível degustar um delicioso café típico alemão.

 Hortaliças Krebel: A família Krebel realiza um tour pela sua produção de hortaliças hidropônicas e demonstra sua rotina diária de cuidados com a plantação.

Igreja Nossa Senhora da Salete: Conhecida tradicionalmente pela romaria em honra a Nossa Senhora da Salete e a Festa Italiana, a igreja recebe romeiros de toda a região para um momento de repouso e religiosidade.

Mangiare Sapore d’Itália: A família de Elton Vendrame recebe grupos com um delicioso almoço italiano, além de produzirem diversos tipos de licores e cachaças artesanalmente.

Capitel Santo Expedito: A propriedade da Família Zílio, recebe grupos para momentos de oração, descanso e fé.

Recanto da Natureza: Camping sobre a direção da Família de Angela Pesamosca, que oferece amplo espaço para acampar, refeições para grupos, trilha ecológica às margens do rio, pinguela, entre outros atrativos.

Sítio Vô Tcheo: Propriedade de Alceu e Sonia Mariza Menegusso, que guiam a apreciação de jardins, juntamente com caminhada pela propriedade para observação de pequenos animais, além de degustação de embutidos, queijos e sucos naturais produzidos na comunidade por agroindústria (ESD).

Recanto das Flores:A propriedade de Marlei Vendrame Dalla-Nora possui uma estufa para cultivo de plantas e flores de várias espécies. O destaque fica para as suculentas e os cactos, o qual se tem mais de 50 variedades, que são comercializadas com os visitantes. 

Sítio Novo Amanhecer:A propriedade de Maria Ana Gottardo é ponto de vendas de artesanato produzido localmente, com ótimas opções para lembranças e presentes.

Sítio Esperança:Pierina e Avelino Lira servem um delicioso café rural durante a apresentação de sua propriedade, com produção agroecológica.  A propriedade pode ainda acomodar famílias que queiram passar um dia ou um final de semana em contato direto com as lidas do campo.

Mirante do Lorenzo: A propriedade de Jaqueline e Itacir Sichelero dispõe de uma linda e energizante paisagem. Com vista para o majestoso Rio Uruguai, o local possui uma energia contagiante e calmante ao mesmo tempo.

Cuidados redobrados

Para os que se preocupam com a disseminação de Covid-19, Vanessa afirma que as famílias estão tomando todos os cuidados necessários e os passeios estão sendo agendados. “Durante a pandemia as famílias ficaram livres para decidir em receber ou não turistas. Algumas não estão recebendo, mas a maioria, com todos os cuidados necessários, está de porteira aberta para agendamento. Temos também duas condutoras locais que fazem os agendamentos e prestam todas as informações”, acrescenta a extensionista.

Serviço

Mais informações ou agendamentos podem ser feitos pelos contatos

Gabriela Dalla Nora (condutora local) – (55) 9.9666-3982.

Patrícia Rafaela Skonieski (condutora local) – (55) 9.9987-3765.

 

Colaborou: Raquel da Costa

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.