PUBLICIDADE
9 - Girassol

Educação

Universidade obteve novamente destaque no ranking global de avaliação do impacto social e econômico de instituições de ensino superior

Publicado em 03/05/2021, última alteração em: 03/05/2021 11:25.

Por:



11 - Ótica Buligon

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) obteve novamente destaque no ranking global de avaliação do impacto social e econômico das universidades. A revista britânica Times Higher Education (THE) divulgou na quarta-feira, 21, o The Impact Ranking, que avalia as instituições no que se refere ao cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Instituição se sobressai na avaliação do Objetivo 2  – Fome Zero e Agricultura Sustentável, ocupando a 52ª colocação mundial e a 4ª no Brasil. Em outros dois aspectos avaliados, a UFSM ocupa posições entre a 101ª e a 200ª: Objetivo 1 – Erradicação da Pobreza, que destaca iniciativas para acabar com a pobreza em todas as suas formas, e Objetivo 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, cujo foco são as ações com vistas a promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos. Nestes dois ODS, a UFSM está, respectivamente, na 5ª e na 4ª colocação nacional, conforme o levantamento.

Impacto social e econômico

No ranking geral, a UFSM está situada entre a 401ª e a 600ª colocação, e entre as universidades brasileiras, na 14ª posição, empatada com outras instituições. Em 2020, estava na faixa entre o 201º e o 300º lugar geral e na 7ª posição nacional. Porém, neste ano o número de universidades avaliadas foi maior – passou de 768 para 1.200, sendo 35 brasileiras -, o que ajuda a explicar a movimentação no ranking.

A UFSM ainda obteve um excelente desempenho, ficando no 4ª lugar entre as universidades brasileiras no Objetivo 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, que analisa a pesquisa sobre indústria e inovação, número de patentes, empresas spin-off e receitas de pesquisa na indústria.

Outro importante resultado obtido pela Instituição é a 6ª colocação nacional na avaliação do Objetivo 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, que avalia a pesquisa sobre sustentabilidade, o papel das universidades como guardiãs das artes e do patrimônio e suas abordagens internas à sustentabilidade.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Novo Site