PUBLICIDADE
9 - Girassol

Educação

Direção do campus se manifestou oficialmente sobre o retorno às aulas presenciais também

Publicado em 03/05/2021, última alteração em: 03/05/2021 11:43.

Por:



11 - Buligon

Com a confirmação do retorno presencial das aulas na URI campus de Frederico Westphalen, a direção da universidade divulgou as orientações e protocolos que serão adotados com a retomada dos estudantes e professores para o espaço físico da universidade, que ocorrerá de forma gradual, a partir de segunda-feira, 3 de maio.

As instruções foram repassadas aos estudantes de graduação, em videoconferência realizada entre representantes da direção da URI/FW, do Diretório Central do Estudantes (DCE), dos Diretórios Acadêmicos (DAs) e coordenadores de cursos.   Na ocasião, a Direção da URIFW detalhou os protocolos que serão adotados com o retorno presencial e sanou dúvidas de alunos e professores.

 A direção do campus se manifestou oficialmente sobre o retorno às aulas presenciais também em formato de nota. Leia:

– A Diretoria do Campus entende que mesmo o momento sendo delicado e por vezes complexo, é hora de retornar. Temos protocolo de segurança [clique aqui para acessar o protocolo], construído por uma equipe multidisciplinar e validado pelo COE municipal. Trata-se de um cotidiano de resgatar a formação, as vivências conscientes e de construir um novo momento para a superação de tantas adversidades.  Cada um sendo corresponsável por si e pelo outro. Distanciamento, higienização, consciência dos cuidados farão toda a diferença.  É um retorno à vida e ao futuro, ao conhecimento e a transformação. Muito mais que um retorno à aula, estamos resgatando a possibilidade de viver neste espaço educativo – escreveram os diretores.

 

Principais orientações

– A partir de segunda-feira, 3 de maio, para a graduação, atividades práticas e estágios diurnos totalmente presenciais.

– A partir de segunda-feira, 10 de maio, aulas presenciais e remotas para a graduação. Como há maior concentração de estudantes no turno da noite, haverá uma espécie de rodízio: todas as noites, pelo menos duas turmas terão aulas presenciais no câmpus. As demais terão aulas remotas. Os acadêmicos serão informados periodicamente sobre esse rodízio pelas coordenações.

– Aulas sem transmissão. No caso das aulas presenciais, não haverá transmissão das atividades via internet. Os conteúdos serão tratados ou totalmente na modalidade presencial, quando a aula for no câmpus, ou totalmente na modalidade remota, quando a aula for on-lineo que vai caracterizar o ensino híbrido entre as disciplinas. Assim, não será possível acompanhar aulas presenciais em casa.

 

– Estudantes com comorbidades. A única exceção à regra acima são os estudantes com comorbidades. Nesse caso, eles devem apresentar atestado comprovando a situação para a URI/FW. Assim, receberão os conteúdos pela plataforma TOTVS, WhatsApp ou e-mail, mas devem sempre manter contato com o professor/coordenador.

– Todos os cursos terão aulas presenciais. Embora haja previsão de rodízio de turmas no câmpus, todas as graduações terão turmas na universidade semanalmente.

– Haverá distanciamento dentro das salas. Todas as salas de aula estão preparadas e sinalizadas para que os estudantes respeitem a distância de, no mínimo, um metro entre as classes.

– Não haverá intervalos. Considerando o potencial risco de contaminação em momentos de intervalo, tais períodos foram suspensos.

– Novos horários. Com a suspensão dos intervalos, as aulas em todos os turnos serão encerradas mais cedo.

– Haverá controle de presença.

– Proibições. Chimarrão, canudos e o compartilhamento de itens pessoais estão expressamente proibidos.

– Haverá controle de temperatura. Todos os estudantes, professores e funcionários terão sua temperatura corporal aferida na entrada do câmpus. Caso apresente febre, um dos sintomas da Covid-19, não poderá ingressar no espaço.

– Seguir as orientações. Ao retornarem para a universidade, os acadêmicos perceberão que o câmpus foi adaptado para o retorno presencial, com instruções fixadas nos corredores e salas de aula. Seguir essas orientações e respeitar os protocolos é fundamental para a plena execução das atividades previstas para o ano letivo.

 

Quais aulas serão presenciais?

A partir da próxima semana, os estudantes receberão informações das suas coordenações de curso com a lista das aulas que serão presenciais e o dia da semana em que devem comparecer na universidade. Boa parte dos coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação já está divulgando aos alunos os cronogramas, que foram criados e aprovados pelos Núcleos Docentes Estruturantes de cada curso.

 

Transporte

Outra importante orientação repassada pela direção da URI/FW aos acadêmicos é em relação ao transporte. A instrução é que os acadêmicos procurem se informar junto às empresas e associações de transporte para organizar as rotas.

A URI/FW prestará apoio aos acadêmicos que tiverem dúvidas ou entraves nessa questão. Em caso de dificuldades, os estudantes podem contatar o Departamento Comercial da universidade, e falar com Leandro (3744-9250 ou 9-9940-1570).

 

Retorno da Escola da URI

Da mesma forma que as atividades do ensino superior, a escola básica da URI/FW retornará com atividades presenciais, na segunda-feira, 3. Todas as aulas dos turnos da manhã serão presenciais, enquanto que aquelas previstas para ocorrerem durante a tarde ocorrerão remotamente.

 

*Com informações da URI/FW

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Novo Site