Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG

Sensibilização dos gestores das instituições de ensino que serão incluídas no programa aconteceu no dia 18, em FW

Publicado em 27/02/2020, última alteração em: 27/02/2020 20:43.

Por:



11 - URI Vestibular

As cooperativas escolares são um laboratório de aprendizagem, que atuam dentro das escolas, tendo o aluno como protagonista. Na região de abrangência da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, dois municípios já desenvolvem o programa – Planalto e Erval Seco –, totalizando cinco cooperativas. A partir deste ano, outros sete contarão com as cooperativas escolares – Saudades, São Carlos, Palmitos e Maravilha, em Santa Catarina, e Vicente Dutra, Rodeio Bonito e Iraí, no Rio Grande do Sul. Para sensibilizar os gestores destas instituições sobre a instalação, aconteceu um encontro em Frederico Westphalen, no dia 18.

Durante a programação, foi esclarecido que o objetivo do programa é fomentar quatro pontos principais – o empreendedorismo social, a formação de lideranças, a educação financeira e a inclusão social. Além disso, as cooperativas escolares estimulam os quatro pilares da educação da Unesco para o século 21 – aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Para isso, de acordo com o assessor pedagógico das cooperativas escolares, Everaldo Marini, é necessária a sensibilização para mostrar aos professores, aos diretores, ao setor pedagógico das escolas, aos secretários de Educação, o que são as cooperativas escolares, como elas vão funcionar nas escolas, qual o papel pedagógico e como interagem com as disciplinas escolares. “Procuramos mostrar neste processo de estudo, como existe de fato estas relações com a cooperativa escolar, e como é possível, através dela, orientar a criança e o adolescente a pensar o objeto de aprendizagem. Nesta construção, vão aprender a tomar decisões, escrever uma ata, calcular os custos do seu objeto de aprendizagem, vender e distribuir resultados. A cooperativa escolar funciona como um laboratório de aprendizagem e como uma escola de aplicação”, comenta Marini.

Encerrada a etapa de construção com os gestores, neste momento as escolas irão se movimentar para a sensibilização da comunidade escolar – professores, pais, alunos –, para que todos entendam a proposta e os objetivos com a cooperativa.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel