PUBLICIDADE
09 - Consulta Popular

Rural

Produtores de sete municípios participaram da conclusão do programa no dia 5, em Rodeio Bonito

Publicado em 11/03/2020, última alteração em: 11/03/2020 14:40.

Por:



11 - Razia

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, há sete anos é desenvolvido na Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG o Propriedade Sustentável, que visa promover a evolução no campo, por meio de transformações que possibilitem seu crescimento continuado e sustentável. O programa, aplicado em parceria com o Sebrae desde 2016, já formou 207 famílias na região do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul e do Oeste de Santa Catarina. No ano de sua implantação, foi reconhecido como uma Boa Prática de Desenvolvimento Sustentável, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e à Agricultura.

Dando continuidade ao programa, no dia 5, no Centro de Eventos, em Rodeio Bonito, foram certificadas mais 33 famílias da área de atuação da cooperativa, contemplando os municípios de Vista Alegre, Erval Seco, Ametista do Sul, Novo Tiradentes, Seberi, Pinheirinho do Vale e Taquaruçu do Sul. Além dos participantes do programa, estiveram na solenidade a presidente da Sicredi Alto Uruguai, Angelita Marisa Cadoná, o diretor-executivo, Márcio Girardi, e a gerente regional do Sebrae/RS, Catia Regina Roy.

Fazendo a diferença nas propriedades

Os resultados nas propriedades dos agricultores que integram o programa são visíveis. Angelita afirma que o Propriedade Sustentável, tem dado muitos frutos, porque é possível perceber a transformação das propriedades. Após as capacitações, as pessoas estão investindo e descobrindo vocações. “Temos exemplos de jovens, que foram para centros maiores, ter outras experiências, trabalhar em empresas ou indústrias, geralmente ganhando um salário mínimo, e retornaram à propriedade, porque identificaram que aquele patrimônio, aquela empresa rural, pode ser uma geradora de grandes oportunidades para criarem a família, produzirem alimentos – que hoje é uma demanda muito grande no mundo – e buscarem lucratividade. Nesse sentido, estamos muito felizes, pois as famílias participantes compartilham as transformações que aconteceram e estão se propondo também a evoluir, ainda mais, na propriedade, o que nos deixa satisfeitos. Entendo, que a missão da Sicredi não é só oferecer produtos financeiros, mas também esta transformação e evolução de pessoas, e estamos sentindo estes resultados positivos”, comenta a presidente.

As consequências do programa foram citadas também pela gerente regional do Sebrae/RS, Catia Regina Roy. “O Propriedade Sustentável busca trabalhar de forma prática e simples. É baseado em consultorias nas propriedades, porque acreditamos que desta forma o conhecimento é mais absorvido, o produtor consegue realmente fazer mudanças, investir na propriedade e assim alcançar melhores resultados. Para nós é uma grande honra fazer parte deste trabalho. Assim conseguimos sustentar o propósito do Sebrae que é empreendedorismo, rentabilidade, gerar resultados positivos nas comunidades onde atuamos”, afirma Catia.

A propriedade como uma empresa

O produtor, Tiago Albarello Cadoná, de Taquaruçu do Sul, disse que o programa proporcionou grande conhecimento a toda sua família, afirmando que não imaginava que a propriedade fosse uma empresa e somasse um valor total tão alto. “Eu trabalhei 14 anos fora, como empregado, mas resolvi voltar, abandonar essa vida e me tornar o meu próprio patrão. Pensei em regressar, porque entendo que o jovem não pode abandonar a agricultura, no nosso caso, o pai e a mãe não estavam mais dando conta do trabalho, e eu resolvi retornar para ajudá-los. Posso afirmar, que o Propriedade Sustentável mudou a nossa vida, nossos avanços foram bem significativos. Um exemplo é a produção de leite que era de 16 litros/dia/vaca e estamos, em pouco tempo, com uma média de 20 litros/dia/vaca e quero aumentar ainda mais para não precisarmos mais trabalhar com a plantação de fumo, atuando somente com o leite”, frisa.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Mega Turismo
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel